Cidadeverde.com

Diretora do Hemopi nega irregularidades com sangue

Imprimir
A diretora do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Piauí(Hemopi), Neuma Café, negou nesta quinta-feira(23) que o órgão apresente falhas no armazenamento de sangue e que as bolsas estejam contaminadas com fungos e poeira, como apontou auditoria realizada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo laboratório francês LFB, que fora contratado pelo Ministério da Saúde para a produção de medicamentos anti-coagulantes.
 
Foto: Záira Amorim/Cidadeverde.com

Centro de Hemoterapia do Piauí(Hemopi)

Em entrevista por telefone ao jornal Notícia da Manhã, a diretora explicou que a inspeção desses órgãos aconteceu há seis meses e que ele foi pré-aprovado, tendo que fazer adequações para o bom funcionamento.

“Essas falhas não foram identificadas no Hemocentro de Teresina. Isso não é a realidade. Tivemos que nos adequar às normas internacionais exigidas pela LFB e uma nova visita será realizada em novembro, desta vez para definir se o Hemopi está apto a produzir o plasma”, informou Neuma Café.

Segundo a revista ‘Isto É’, em reportagem publicada nesta semana, 14 hemocentros do Brasil teriam apresentado irregularidades após a inspeção dos órgãos acima citados. A publicação revelou que foram encontrados fungos e poeiras nos locais de armazenagem de sangue, bolsas retorcidas e com fuligem e controle incorreto da temperatura dos freezers.


Záira Amorim
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: