Cidadeverde.com

Limpar a casa ajuda a perder peso tanto quanto se exercitar na academia

Imprimir

Praticar atividades de curta duração, como limpar a casa ou subir escadas por pelo menos dez minutos, traz os mesmos benefícios para a saúde do que exercícios intensos na academia durante longos períodos. É o que afirma o estudo da Universidade de Boston. 

Os pesquisadores analisaram 2.109 homens e mulheres, com idade média de 47 anos, sendo que mais da metade estava com sobrepeso. Durante a pesquisa, os participantes usaram um acelerômetro, uma espécie de sensor que permitiu acompanhar todas as suas atividades.

Foram comparadas pessoas que praticavam atividades diárias ou exercícios físicos com outras que não faziam qualquer exercício. Ao final do estudo, foi concluído que os benefícios encontrados na prática de atividades diárias, como limpar a casa, subir as escadas ou lavar o carro, durante cerca de dez minutos, foram semelhantes ao de exercícios mais intensos, como uma caminhada. Os resultados mostraram que todos os que faziam exercícios tinham menor IMC (Índice de Massa Corpórea) e colesterol em comparação com os participantes que permaneceram sedentários.

De acordo com os cientistas, essa descoberta é um incentivo para aqueles que não têm tempo suficiente para se exercitar depois de um longo dia de trabalho. Eles afirmam ainda que a pesquisa é importante para diminuir o sedentarismo e fazer com que as pessoas se tornem mais ativas, promovendo o emagrecimento naquelas que estão acima do peso.

Mexa o corpo sem passar uma hora na esteira
Para se movimentar, você não precisa passar horas e horas na academia - às vezes contra a própria vontade. Pesquisas científicas comprovaram que a queima calórica não associada ao exercício físico, mas ao movimento do dia a dia, também traz os mesmos benefícios à saúde. De acordo com endocrinologista e clínico geral Filippo Pedrinola, é mais importante mexer o corpo o tempo todo do que apenas suar a camisa por um curto período e passar resto do dia sentado atrás de uma mesa.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais