Cidadeverde.com

Quase 900 crianças deram entrada no HUT com objetos estranhos no corpo

Imprimir

No ano passado, quase 900 crianças deram entrada no Hospital de Urgência de Teresina (HUT) para a retirada de objetos estranhos em várias partes do corpo como narinas, ouvidos, boca ou órgãos genitais. O risco é maior quando o objeto estranho é aspirado para o pulmão, podendo causar obstrução parcial ou até total dos brônquios. Em 2017, pelo menos duas crianças morreram após aspirarem sementes de frutas. 

Casos de crianças que aspiram ou ingerem corpos estranhos se tornam mais graves pelo fato de não saberem descrever os sintomas e não terem capacidade de expelir o objeto sozinhas. 

De acordo com o relatório produzido pelo setor de estatística do HUT, os locais mais comuns para retirada de corpo estranho foram o ouvido (370 atendimentos), nariz (254); garganta (207); local indefinido (48) e genitálias (13).

Gilberto Albuquerque, endoscopista e diretor geral do HUT, revela que, em média, seis pacientes, de todas as idades, por dia, são atendidos para retirada de corpos estranhos em diversas partes do corpo. Alguns casos são bastante graves, inclusive com risco de morte. O total de atendimentos, incluindo adultos, foi 2.647, cerca de 7% maior do que em 2016. 

“Quando uma criança aspira um objeto, ela pode ter o pulmão totalmente obstruído, causando uma parada respiratória. Dependendo da gravidade, ela pode até morrer. Em 2017 perdemos duas crianças que aspiraram sementes de frutas. Elas já chegaram bastante graves e não tivemos mais como reverter o quadro. São situações evitáveis. É preciso que pais e responsáveis fiquem mais atentos às suas crianças”, alerta Gilberto Albuquerque. 

Ele conta ainda que as espinhas de peixes, ossos de galinhas e moedas pequenas são os “corpos estranhos” mais frequentes na urgência do HUT. Outros não muito frequentes, porém bastante graves, pelo alto grau de dificuldade de retirada do objeto, são as sementes em geral e pedrarias para confecção de bijuterias.

“Quanto mais dura e lisa for a superfície do objeto, mais difícil fica para conseguirmos retirar, pois a pinça não consegue pegar. Ela fica deslizando. A semente do algodão, por exemplo, é uma das piores. Quando é aspirada por uma criança é muito difícil de pegar. Ela provoca uma reação alérgica aguda causando uma obstrução brônquica. Durante o procedimentos de retirada dessa semente o paciente pode até morrer”, destacou o diretor do HUT alertando ainda que obstruções respiratórias podem resultar em  complicações e sequelas . 

"Quando ocorre as obstruções respiratórias, o paciente pode ter um Acidente Cerebral Isquêmico (AVCI), que é causado pela falta de sangue em um área do cérebro. Se o paciente não morre, pode ficar em estado vegetativo por anos. Além disso, tem ainda as pneumonias crônicas, sangramentos pulmonares, perfurações do esôfago e brônquios e muitos outros. As complicações podem ser bastante graves”, finaliza Gilberto Albuquerque. 


Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais