Cidadeverde.com
Viver Bem

Aprenda oito dicas para acabar com o forte odor provocado pelo suor

Imprimir

A melhor forma para tratar o cheiro de suor, também conhecido cientificamente como bromidrose, é diminuir a quantidade de bactérias que se desenvolvem nas regiões de maior transpiração, como axilas, pés ou mãos, pois elas são as principais responsáveis por produzir as substâncias que produzem o mau cheiro que se sente. Estas dicas devem ser adaptadas de acordo com o indivíduo porque, muitas vezes, apenas mudar o sabonete de uso diário é suficiente para reduzir o cheiro do suor. Assim, 8 dicas para tratar o cheiro de suor que podem ser feitas em casa incluem:

- Usar sabonetes antissépticos, como Protex ou Dettol;
- Secar bem a pele após o banho, utilizando uma toalha macia;
- Evitar comer cebola, alho e comida muito condimentada ou picante;
- Utilizar roupa de algodão e trocá-la diariamente;
- Usar sapatos abertos, sempre que possível, e colocá-los ao sol depois de usar;
- Trocar de calçado todos os dias e colocar para arejar;
- Depilar as axilas ou manter os pelos curtos; 
- Usar diariamente desodorante.

Outra dica importante para quem tem cheiro forte de suor na axila é lavar a parte da roupa que fica em contato com a axila com sabão de coco antes de colocá-la na máquina de lavar roupa, eliminando assim as bactérias que ficaram no tecido.


Quando ir ao médico
É aconselhado consultar um dermatologista quando a sudorese é muito intensa ou o cheiro é muito forte. Neste caso, o médico pode recomendar o tratamento com cremes antitranspirantes, como Vichy Anti-transpirante ou Dove Pure, antibióticos tópicos, como Eritromicina, injeções de Botox ou cirurgia.


Fonte: Tua Saúde

Imprimir