Cidadeverde.com

Diretor do IML diz que apenas licitação resolverá falta de carro tumba no Piauí

Imprimir

O diretor do Departamento de Polícia Técnico-Científica, o médico legista Antônio Nunes, declarou, nesta segunda-feira (15), que apenas a licitação para adquirir novas viaturas poderá resolver o problema do recolhimento de corpos para encaminhar à perícia.  

Atualmente, o IML conta apenas com duas viaturas para recolher corpos, sendo que uma está em manutenção e a outra atende capital e interior.  Ontem (14), os policiais da Delegacia de Homicídios tiveram que remover um corpo do local de crime na própria viatura, no Parque Wall Ferraz, zona Norte de Teresina.  A medida contou com a autorização da família e teve caráter emergencial após uma espera de 3 horas pelo carro tumba, que estava em deslocamento para o Norte do Estado. 

Segundo Antônio Nunes, esse tipo de medida emergencial não é comum. “Na verdade, é raro porque, normalmente, mesmo se você não estiver com o motorista na escala você tem alguém que tem a carteira (de habilitação) e vai lá remover o corpo. Às vezes, o próprio pessoal da necropsia vai”, explicou o diretor.

“No entanto, a gente precisa avançar nesta questão e conseguir licitar essas viaturas. A gente precisa fazer isso e não temos outra opção. Nesse momento sabemos do esforço do secretário (Fábio Abreu) e das dificuldades financeiras (do Estado), mas precisamos fazer licitação”, ressalta o diretor. 

Antônio Nunes destacou que com exceção de uma viatura, todas as outras estão ruins para atender as demandas. O carro mais novo atende, principalmente, o interior devido às longas viagens. 

“Com exceção de uma, que vai às outras são muito ruins. Duas viaturas que foram para reparos ainda não voltaram, mas elas quebram muito porque a gente roda muito. Sempre apresenta problema; o tempo todo aparece um. Precisamos renovar a frota, pelo menos completar cinco viaturas”, finaliza o diretor. 

Licitação em andamento 

A Secretaria de Segurança Pública do Piauí (SSP-PI) informa que o processo licitatório para a aquisição de 100 viaturas do tipo SUV, 100 viaturas do tipostation wagon e 10 rabecões (veículos especiais para transporte de cadáveres) está na fase de análise das propostas e habilitação das empresas vencedoras por meio da Secretaria de Estado da Administração e Previdência (SeadPrev), que é responsável por todo o trâmite.

A SSP-PI está na expectativa de conclusão até o final deste mês de janeiro para a formalização das contratações.

É importante ressaltar que há um esforço constante do Secretário de Segurança, Fábio Abreu, desde o início de sua gestão, para fazer a renovação e melhoria da estrutura da frota de veículos tanto da Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Polícia Civil e unidades da Polícia Técnico Cientifica.


Carlienne Carpaso
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais