Cidadeverde.com

Clube de Vídeo traz especial com Arnaldo Jabor

Imprimir

Na última semana do mês de outubro, o Clube de Vídeo de Teresina traz um especial com Arnaldo Jabor, um dos mais ácidos críticos brasileiros. A partir da próxima segunda-feira, serão exibidos gratuitamente, na Sala de Vídeo da Casa da Cultura os maiores clássicos do cinema marginal produzidos pelo cineasta. As exibições é uma prévia da II Mostra de Cinema Marginal, que acontece no final de novembro e conta com o apoio da Prefeitura Municipal de Teresina, através da Fundação Cultural Monsenhor Chaves.

A semana Arnaldo Jabor inicia com o documentário Opinião Pública, de 1967, com Valéria Amar, Clóvis Bornai e Fernando Garcia no elenco. Na terça-feira, será a vez de “Pindorama”, um drama de 1970 produzido no auge da repressão da Ditadura Militar, o primeiro longa-metragem de ficção de Jabor, sendo o representante oficial do Brasil no Festival de Cinema de Cannes em 1971. Em seguida, na quarta-feira, será exibido o Toda Nudez Será Castigada, de 1973, um clássico do diretor que lhe rendeu o Urso de Prata, no Festival de Berlim, e o Kikito de Ouro de Melhor Filme no Festival de Gramado. A semana será finalizada na quinta-feira com “O Casamento”, de 1975.

Carioca nascido em 1940, o cineasta e jornalista Arnaldo Jabor já foi técnico de som, crítico de teatro, roteirista e diretor de curtas e longas metragens. Na década de 90, por força das circunstâncias ditadas pelo governo Fernando Collor de Mello, que sucateou a produção cinematográfica nacional, Jabor foi obrigado a procurar novos rumos e encontrou no jornalismo o seu ganha-pão. Estreou como colunista de O Globo no final de 1995 e mais tarde levou para a TV Globo, no Jornal Nacional e no Bom Dia Brasil, o estilo irônico com que comenta os fatos da atualidade brasileira.

O especial é uma prévia da “II Mostra de Cinema Marginal: táticas visuais nos anos de chumbo”, que acontece entre os dias 26 a 28 de novembro na Casa da Cultura com entrada franca. Durante o evento, que é realizado pela UFPI, GT- História Cultura e Subjetividade (PBIC/CNPq), Grupo Diagonal, com apoio da FCMC, serão ministradas palestras com Frederico Osanam , Cicero Britto, Jaislan Monteiro.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: