Cidadeverde.com

Conheça os benefícios do consumo regular da semente de abóbora

Imprimir

Considerada um dos vegetais mais utilizados ao longo da história, a abóbora possui origem desconhecida, com relatos de seu consumo no Antigo Egito e Roma, onde esta última população a misturavam com mel, buscando uma digestão mais fácil após consumir carnes.

Já outra teoria revela que ela possui origem nas Américas, sendo alimento comum a povos como os maias, incas e astecas. Fruto da aboboreira, a abóbora possui diferentes denominações no Brasil, como jerimum, na região Norte e Nordeste e moranga, na região Sul.

Além do fruto em si, outra parte muito consumida deste vegetal é a sua semente, extremamente nutritiva. Segundo o nutricionista Daniel Novais, esta contém quantidades significativas de manganês, zinco, triptofano, fósforo, magnésio, cobre, ferro e proteínas, além de pequenas quantidades de vitaminas do complexo B e vitamina A.

Outro destaque deste alimento seria a presença de fitoesteróis em suas sementes, sendo este um composto orgânico que também contribui para uma vida mais saudável, regulando os níveis de colesterol e prevenindo doenças cardíacas.

1. Melhora a qualidade de sono: ao consumir esta semente, você terá uma noite de sono mais restauradora, já que este alimento é rico em magnésio e triptofano, os quais possuem um efeito calmante, além de estimular o sono.

2. Combate à depressão: “o L-tripitofano é considerado um anti-depressivo natural, combatendo esta doença e melhorando o humor”, revela.

3. Ação desintoxicante: segundo Daniel, ajudam na redução de toxinas no corpo, devido às suas propriedades diuréticas, bem como a atividade antioxidante, atuado diretamente na saúde dos rins.

4. Melhora do trânsito intestinal e saciedade: por ser um alimento rico em fibras, as sementes de abóbora auxiliam na digestão e garantem aquela sensação de saciedade por mais tempo, evitando atacar a geladeira nos períodos entre refeições.

5. Previne doenças cardiovasculares: por ser composta por fitoesteróis, as sementes de abóbora promovem uma redução nos níveis de LDL, conhecido como colesterol ruim e formador de coágulos sanguíneos e aterosclerose, reduzindo as chances em um infarto ou AVC.

6. Evita a osteoporose: “as sementes possuem altos níveis de cálcio, zinco, cobre, e outros minerais ligados promoção do aumento da densidade do osso. Inclusive, existem alguns estudos os quais demonstraram que a ingestão das sementes de abóbora diariamente pode reduzir a fragilidade óssea e outros sintomas da osteoporose”, informa.

7. Regula os níveis de insulina no sangue por serem ricas em proteínas, as sementes possuem fácil digestão, auxiliando a estabilização do açúcar no sangue se consumidas em pequenas porções ao longo do dia.

8. Possui ação antioxidante: “ o extrato de sua semente possui compostos fenólicos, conhecidos como componentes anticâncer, já que combatem os radicais livres, precursores de alguns tipos de câncer”, esclarece.

 

Fonte: Dicas de Mulher

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais