Cidadeverde.com

Dia Municipal da Umbanda será festejado na Praça dos Orixás

Imprimir

No próximo dia 21 de janeiro é comemorado o Dia Municipal da Umbanda. Para festejar a data, o Movimento de Mulheres do Centro Nacional de Africanidade e Resistência Afro-Brasileira (CENARAB) realiza no domingo, na Praça dos Orixás do Parque Lagoas do Norte, uma grande festa, que inicia a partir das 16h30.

Uma série de atividades culturais serão realizadas na Praça dos Orixás como tambores tradicionais da umbanda, bênçãos com pais de santo, apresentações de grupos de dança do Pai Edilton de Iansã, Bailado da Salamandra, Ijexá, Afro Yluaiê, e capoeira do grupo Movimentação, com o mestre Dudu, bem como a Banda de Música e cavalaria da Polícia Militar.

Além das apresentações culturais haverá também um roda de conversa para que seja explicado para comunidade a simbologia e a história das 13 esculturas que estão presentes na Praça dos Orixás. São parceiros do evento além da CENARAB, a Casa Ilê Axé Vodum Xangôquiniba, Associação Mãe Joana, Casa Ilê Oxá Tade e Memorial Esperança Garcia.

“Esse data é bastante significante para nós que fazemos parte da umbanda e termos um dia municipal demonstra a sensibilidade e respeito do prefeito Firmino Filho com as religiões de matriz africana, principalmente a Umbanda, que é muito presente na nossa capital, com mais de 500 casas. Muitas pessoas estão  aderindo à religião na cidade, a umbanda que é 100% brasileira. Esse dia representa um marco pela quebra de preconceito, contra  a intolerância religiosa, contra racismo. É  uma vitória e iremos comemorar com muita festa e alegria”, destaca Ingrid  Silva, conselheira nacional de Política Cultural.

Para a coordenadora do Parque Lagoas do Norte, Viviane Bandeira, o evento demonstra que as pessoas dos terreiros estão se apropriando da Praça dos Orixás. “A festa de domingo será importante para comemorar o dia da umbanda, mas também para ressaltar a relevância cultural da praça para a nossa cidade e para destacar a história da religião, e assim, quebrar um pouco do preconceito com as religiões de matriz africana”, explica.

O decreto que institui o Dia Municipal da Umbanda foi assinado pelo prefeito Firmino Filho em 19 de setembro de 2017. Também em 2017, no mês de novembro, foi inaugurada a Praça dos Orixás pela Prefeitura de Teresina, o primeiro monumento público em homenagem às religiões e às culturas de matriz africana, Umbanda e Candomblé.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais