Cidadeverde.com

Teresina tem "tempestade elétrica" com 113 raios; professor explica fenômeno

Imprimir

O professor de Climatologia da Universidade Estadual do Piauí, Werton Costa, explica que Teresina foi alvo de uma “intensa tempestade elétrica” na madrugada deste sábado (26). Um vídeo enviado por um internauta ao Cidadeverde.com registrou o fenômeno.

Werton Costa afirma que, somente na madrugada de hoje (26), o sistema Zeus da Universidade de São Paulo (USP) detectou a ocorrência de 113 raios em Teresina, número considerado alto e atípico.  A chuva também foi intensa e, de acordo com o professor, ultrapassou 50 milímetros de volume. 

O especialista esclarece que a tempestade elétrica acontece no verão e é provocada pelo encontro de dois sistemas atmosféricos: a Zona de Convergência Intertropical e o Vórtice Ciclônico de Altos Níveis (Vcan). 

“Houve uma combinação entre muito vento, umidade e calor. Todos os ingredientes para formar uma tempestade elétrica”, esclarece o professor. 

“Como o Vcan gira no sentido horário ele tem uma tendência de pegar uma umidade que existia no centro e expulsar ela para as bordas. Essa umidade que fica girando em torno do Vcan provoca as trovoadas. O Vcan provoca a subida rápida da umidade e as nuvens se formam com grande velocidade, formam Cumulus Nimbus, nuvens granízicas e quanto mais gelo tiver no interior dessa nuvem, maior é o seu potencial elétrico. Foi isso que aconteceu em Teresina”, acrescenta o professor. 

Para a noite deste sábado as previsões meteorológicas apontam pancadas fortes de chuva. Também há possibilidade de ocorrência de uma nova tempestade elétrica, caso se formem nuvens de intenso potencial elétrico.

Proteção

O Instituto Nacional de Pesquisa Espaciais (Inpe) dá algumas orientações sobre os cuidados que devem ser tomados para acidentes serem evitados durante uma tempestade elétrica. Veja os principais:


  • Durante as tempestades procure abrigo nos seguintes lugares: carros não conversíveis, ônibus ou outros veículos metálicos não conversíveis; em moradias ou prédios, de preferência que possuam proteção contra raios.
  • Se estiver dentro de casa, evite: usar telefone, a não ser que seja sem fio; ficar próximo de tomadas e canos, janelas e portas metálicas; tocar em qualquer equipamento elétrico ligado a rede elétrica. Se estiver na rua, evite: segurar objetos metálicos longos, tais como varas de pesca, tripés e tacos de golfe; empinar pipas.     
  • Se possível, evite também certos locais que são extremamente perigosos durante uma tempestade, tais como: áreas abertas, campos de futebol, estacionamentos abertos; proximidade de cercas de arame, varais metálicos e árvores isoladas.


Izabella Pimentel
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais