Cidadeverde.com

Bumbum na nuca! Veja 3 benefícios de exercitar os glúteos para a saúde

Imprimir

Em busca do tão sonhado "bumbum na nuca", muitas mulheres estão fazendo inúmeros exercícios para deixar a musculatura do glúteo cada vez mais forte e malhada. Mas, além da estética, malhar os glúteos traz inúmeros benefícios. Esse grupo muscular é dividido em 3 músculos, sendo eles: glúteo máximo, médio e mínimo e como função principal são responsáveis pelo movimento de extensão da coxa, abdução (abertura) e rotação lateral da coxa.

1. Melhora a prática de esportes
Sabendo sobre essas funções desse grupo muscular, podemos dizer que trabalhar essa musculatura pode ajudar na performance de esportes como a corrida, pois ele tem uma grande importância no mecanismo propulsor da marcha e da corrida.

2. Trata lesões no quadril e joelho
Podemos destacar também a associação desta musculatura como alternativa para o tratamento de patologias de quadril e joelho.

3. Previne lesões
A musculatura glútea tem uma função estabilizadora da pelve e do quadril e isso ajuda na transmissão de força e no controle para os membros inferiores. Com base nisso, existem estudos que apontam essa relação com a prevenção de lesão no joelho e no quadril e também em alguns esportes e lesões específicas, como as tendinites no quadril e lesões ligamentares no joelho.


E a postura?
Um "bumbum na nuca" só não pode ser considerado responsável por uma boa postura. Infelizmente ainda não temos estudos suficientes que comprovem o verdadeiro papel da musculatura glútea na manutenção da postura do tronco; embora exista uma relação biomecânica com o movimento de fletir o corpo, ou seja dobrar o tronco para frente, como também na manutenção da postura em pé.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais