Cidadeverde.com

Sesapi garante que Piauí não tem casos suspeitos de febre amarela

Imprimir

A Secretaria de Saúde do Estado descartou nesta quinta-feira (1) que o Piauí esteja investigando casos de febre amarela. A informação contraria o boletim divulgado pelo Ministério da Saúde na terça-feira. Segundo a Sesapi, os dados são  referentes a 2017 e já foram descartados.

“Temos um problema no banco de dados, ele não é online. Temos um lapso temporal dessa informação. Fomos atrás dos  casos, conversamos com o laboratório no Pará e os dois resultados deram não reagentes para a febre amarela. Já entramos em contato com os municípios para que atualizem seus dados”, informou Hérlon Guimarães, diretor da Unidade de Vigilância e Atenção à Saúde, em entrevista à TV Cidade Verde.

Ele reitera que os três casos notificados em 2017 foram descartados e se referenciam a pacientes em Parnaíba, Teresina e Castelo do Piauí. “Todos os três casos foram descartados. Desses dois, os resultados apresentados pelo Instituto Evandro Chagas apontam como não reagentes para febre amarela. O terceiro foi diagnosticado com leptospirose e infelizmente o paciente veio a óbito”, explica Herlon, enfatizando à população “que não existe nenhum caso suspeito de febre amarela no estado”. 

Apesar de não ter casos notificados de febre amarela no estado, a Secretaria da Saúde reforça a importância para que a população residente nos 57 municípios que fazem divisa com o estado da Bahia procure unidade de saúde para imunização. Deve ser vacinada a população a partir de 9 meses a 59 anos de idade e para quem deva viajar para aqueles municípios piauienses e ainda para os estados da Bahia, São Paulo e Minas Gerais. 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais