Cidadeverde.com

HUT realizou 942 atendimentos e 225 cirurgias durante o carnaval

Imprimir

Apesar do aumento no atendimento durante o carnaval, o Hospital de Urgência de Teresina (HUT) conseguiu dar assistência a todos os seus pacientes e amanheceu, na quinta (15), com toda demanda do feriado prolongado atendida. Foram realizados 942 atendimentos e 225 cirurgias durante o carnaval deste ano. Esses números representam um aumento de 18,3% no atendimento geral do hospital, com relação ao mesmo período do ano passado. Dentre as vítimas de trauma o aumento que mais chamou atenção foi o de vítimas de arma de fogo, que este ano representou um aumento de 91%, também se comparado com o carnaval do ano passado.

Gilberto Albuquerque, diretor geral do HUT, disse que foram atendidas 21 vítimas de arma de fogo durante o carnaval deste ano e que este número é bastante alto, se for levado em consideração que o hospital só atende os casos mais graves. “Agora somos um hospital que atende casos de média e alta complexidade para o trauma. Se considerarmos que só o HUT atendeu esse número de baleados é possível que a rede tenha atendido os casos mais simples. Portanto, esse número pode ser ainda maior”, explicou o diretor.

Ainda dentre as vítimas de trauma foram atendidas 192 pessoas vítimas de acidentes de trânsito, sendo que 152 foram vítimas de acidentes com motocicleta, 16 de carro e 24 atropelamentos. As agressões físicas somaram 37 atendimentos, 21 vítimas de arma de fogo, 12 por arma branca e 4 espancamentos.

Por conta desse perfil de atendimento voltado para o trauma, as cirurgias mais realizadas são as ortopédicas, cirurgias gerais e neurocirurgias. “As cirurgias ortopédicas estão sempre em primeiro lugar e representam quase 60% do total de procedimentos cirúrgicos realizados no HUT. Isso se deve ao grande número de acidentes de trânsito, sobretudo motocicletas que são encaminhados para hospital todos os dias. São acidentes graves que nesses períodos festivos se tornam ainda mais letais por conta da mistura de álcool e direção”, comentou Gilberto.

Por mês, o HUT realiza mais de quatro mil atendimentos e 1.200 cirurgias. No carnaval do ano passado o HUT atendeu a 796 pessoas e realizou 212 cirurgias.

 

Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais