Cidadeverde.com

Conheça os alimentos vegetais que são ricos em colágeno

Imprimir

O colágeno é uma das maiores proteínas do nosso organismo. É ele quem dá sustentação e firmeza à nossa pele, fortalecimento nas unhas e nos cabelos, além de ter papel importante na estrutura dos tendões e cartilagens. Porém, as fontes mais conhecida do colágeno é de origem animal.

Benefícios do colágeno:
- Elasticidade e firmeza na pele;
- Renovação das células;
- Proteção dos ossos;
- Prevenção de celulites e estrias;
- Prevenção do envelhecimento das células;
- Fortalecimento da estrutura óssea e vasos sanguíneos.


Alimentos vegetais ricos em colágeno:

Amêndoas, nozes e castanhas
Na composição desses alimentos, contém ácidos graxos poli-insaturados, que contribuem com a vitalidade da pele. Além disso, eles são grande fonte de vitamina E, que são essenciais para a formação de colágeno.

Vegetais verde-escuros
Esses vegetais são ricos em ácido fólico, nutriente importante na replicação da célula. Eles também têm ação antioxidante, que protege contra os radicais livres, que podem prejudicar a formação do colágeno. Sem contar que eles também são ricos em vitamina C. Alguns exemplos de vegetais verde-escuros, são: brócolis, couve, espinafre e lentilha.

Alho
O alho é composto por taurina e ácido lipoico, que ajudam na reconstrução das fibras de colágeno que já estão danificadas. Além disso, ele tem enxofre em sua composição, que é um item necessário para a formação de colágeno no corpo.

Soja
A soja tem em sua composição, a genisteína, um hormônio que acelera a produção de colágeno. Além disso, esse hormônio também bloqueia as enzimas que contribuem com o envelhecimento da pele.

Frutas cítricas
São muito ricas em vitamina C, benéfica para a síntese de proteínas, que serão transformadas em colágeno. O ideal é consumir 3 tipos de frutas cítricas por dia, alguns exemplos delas, são: abacaxi, laranja, limão, morango, pêssego e ameixa.


Fonte: Carol Magalhães

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais