Cidadeverde.com

PRF prende motorista e servidor terceirizado da Sefaz por corrupção

Imprimir

Atualizada às 10:50

A Polícia Rodoviária Federal prendeu, nesta segunda-feira (19), um motorista de caminhão e um servidor terceirizado da Secretaria Estadual de Fazenda. Os dois são suspeitos de corrupção ativa e passiva.

As prisões foram feitas no posto de fiscalização, localizado na BR-316, em Teresina.  A assessoria de imprensa da PRF informou ao Cidadeverde.com que o  funcionário terceirizado da Sefaz recebeu R$20 de um caminhoneiro para adulterar o peso de uma mercadoria. 

De acordo com a PRF, a corrupção foi praticada durante procedimento de pesagem de veículo de carga.  O motorista preso transportava carga de madeira serrada, oriunda do Pará com destino a Paraíba. Quando solicitada a documentação, o condutor apresentou o Termo Fiscal emitido pela Sefaz com peso total de 25.900kg, nota fiscal e guia florestal para 20.05 metros cúbicos de madeira.

Suspeitando que a informação do peso estava inferior ao que realmente era transportado, os policiais resolveram realizar uma nova pesagem no  posto da Sefaz, quando se constatou o peso de 35.920kg, mais de 10 toneladas ao peso registrado no Termo Fiscal anterior.

Ainda de acordo com PRF, o condutor, ciente do peso que transportava, afirmou que deu dinheiro ao servidor terceirizado responsável pelo registro da pesagem e acertou que este informaria uma quantidade de peso bem inferior aos fiscais da Sefaz.  Após a ação da PRF, os fiscais realizaram a emissão de um novo Termo Fiscal com a pesagem correta, cancelando o documento anterior.

O motorista do caminhão e o servidor terceirizado da Sefaz foram encaminhados à  Central de Flagrantes de Teresina.

A Secretaria de Fazenda informou ao Cidadeverde.com que pedirá a empresa responsável pelo servidor terceirizado o seu desligamento das funções junto ao órgão estadual.


Izabella Pimentel
Com informações da PRF
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais