Cidadeverde.com

Blitz Sufoco quer reforçar sensação de segurança em Teresina

Imprimir

A Secretaria Municipal de Cidadania, Assistência Social e Políticas Integradas (Semcaspi), vai intensificar a presença policial em bairros de Teresina. A pasta municipal lança, nesta quinta-feira (22), as operações Blitz Sufoco e Teresina  Protege. As ações estão incorporadas no programa Vila Bairro Segurança. 

Segundo a Semcaspi, o objetivo do plano é fortalecer a política de segurança municipal, “promovendo a inclusão social dos setores mais vulneráveis e aumentar a sensação de segurança da população de Teresina”. O lançamento será a partir das 12h no Teatro do Boi.

As ações serão concentradas nos 13 bairros que abrangem o Parque Lagoas do Norte. São eles: Acarape; Aeroporto; Alto Alegre; Itaperu; Mafrense; Matadouro; Mocambinho; Nova Brasília; Olarias; Parque Alvorada; Poti Velho; São Francisco e São Joaquim.

 “O Vila Bairro Segurança é a parcela de contribuição que a Prefeitura quer dar no que toca à luta contra a violência. Nós sabemos da necessidade de integração das políticas públicas nessa área e temos caminhado com vários setores, visando ao fortalecimento do projeto”, garante Samuel Silveira, secretário da Semcaspi.

A Operação Blitz Sufoco é um projeto de desarmamento e controle de condutores embriagados. As operações vão contar com a Guarda Municipal, com a equipe de Fiscalização do STRANS e com a Polícia Militar.

“Vamos começar com uma ação piloto para testar sua filosofia e seus resultados. A ideia central é fazer uma atuação integrada na área social, especialmente voltada para a juventude, com importantes ações urbanas. Nossa proposta é integrar, também, ações de segurança feitas pelo Estado, pela Polícia Militar e pela Guarda Municipal”, explica o prefeito Firmino Filho.

Já o Teresina Protege pretende realizar operações em um raio de 100 metros dos bares com registros de homicídios na região do entorno do Lagoas do Norte. A ação se deve a um estudo de mapeamento realizado pela Semcaspi, no período de 2013-2016, que indicou um aumento no número de assassinatos no entorno de bares, com mais frequência nos dias de quinta-feira, sexta-feira e sábado.

As ações vão contar com a participação de equipes representantes do Conselho Tutelar, do Ministério Público (47º Promotoria – Infância e Juventude), do Juizado da Infância e da Juventude, da SDU/CENTRO NORTE, da Guarda Municipal e da Polícia Militar no Teresina Protege.


Da redação
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais