Cidadeverde.com

Jonas Moura acompanha reunião sobre o setor elétrico do Piauí

Imprimir

Aconteceu, na manhã desta quarta-feira (21), em Brasília, uma reunião entre o presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Paulo Rabello, o deputado federal Júlio César, o prefeito de Água Branca, Jonas Moura, e o prefeito de Teresina, Firmino Filho. O encontro teve como objetivo tratar sobre um projeto do deputado Júlio César que visa acabar com as gambiarras elétricas nos municípios piauienses.

De acordo com o prefeito Jonas Moura, para executar o projeto, os municípios devem solicitar uma linha de financiamento junto ao BNDES para investir nas melhorias do serviço de distribuição elétrica. “O financiamento funciona da seguinte forma: os municípios solicitam o valor junto ao Banco e repassam para a Eletrobrás fazer os investimentos necessários. O município vai quitar o financiamento junto ao BNDES e a empresa energética vai pagar os valores equivalentes à parcela por meio de descontos mensais nas faturas de energia dos municípios”, explica o prefeito.

 Jonas Moura, que também é vice-presidente da Associação Piauiense de Municípios (APPM), afirma que esta ação pode solucionar um problema enfrentado nas cidades piauienses, que são as gambiarras e o furto e desvio de energia elétrica. “Esses valores serão investidos na melhoria do serviço de distribuição elétrica dos municípios que participarem do programa. São cerca de R$ 200 milhões a serem aplicados para acabar com as gambiarras, aumentar a eficiência energética, reduzir a sonegação junto à Eletrobrás e, ainda, melhorar a arrecadação de ICMS dos municípios”, diz.

 O presidente do BNDES, Paulo Rabello, vem a Teresina, nesta sexta-feira (23), para participar de reunião com os prefeitos piauienses e discutir o projeto. O encontro deve acontecer às 10h30, no auditório da APPM.

Fonte: Ascom

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais