Cidadeverde.com

Óleo de coco hidrata, mas não deve ser aplicado puro no cabelo

Imprimir

O óleo de coco tem inúmeros benefícios para o cabelo. Rico em vitamina E e ácidos graxos, ele é um poderoso hidratante que age na porção interna do fio, reconstruindo-o e fortalecendo-o. Ideal para cabelos secos e sem vida, o óleo é capaz de proporcionar brilho e maciez às madeixas, se usado da maneira correta.

Segundo explica a dermatologista Maria Fernanda Gavazzoni, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia, o óleo de coco age no córtex do cabelo, que é a porção interna da massa capilar, ou "estrutura do pelo". "Quando a mulher faz chapinha, ela danifica a cutícula do fio e expõe o córtex, facilitando a fratura do pelo. Todos os tratamentos capilares têm por finalidade evitar essa quebra e melhorar a tonificação do fio. O óleo é um deles, pois aumenta a resistência do cabelo", esclarece.

Justamente por conta disso, o produto, assim como todos os outros óleos vegetais, não deve ser aplicado puro no cabelo. "Ele não tem aderência. O óleo de coco pode ser usado em algum cosmético, como acessório. Ele deve estar dentre os componentes de uma máscara de hidratação, condicionador, shampoo, etc.", afirma.

Porém, não basta apenas misturar algumas gostas do óleo em uma solução hidratante e aplicá-la no cabelo. Segundo explica Dra. Maria Fernanda, o produto sofre modificações na indústria para que seja integrado aos outros componentes, garantindo sua eficácia no tratamento.

"Todos os condicionadores e máscaras contêm algum tipo de óleo, em maior ou menor quantidade. A indicação é usar os produtos com maior concentração nos fios mais espessos, e os de menor concentração nos mais oleosos. No entanto, as indústrias não indicam os percentuais de óleo na embalagem, ou de qualquer outro componente", afirma a dermatologista. "O mais indicado é testar os diferentes produtos e analisar seu resultado, observando se o cabelo ficou muito pesado ou oleoso", recomenda.

Peça a indicação dos produtos mais adequados para sua hidratação caseira ao seu cabeleireiro ou dermatologista, bem como orientações quanto à frequência de uso. Tenha em mente que, se usados em excesso, o óleo de coco e as máscaras de hidratação podem provocar o efeito oposto ao desejado, ressecando e enfraquecendo os fios.


Fonte: Vix

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais