Cidadeverde.com

Strans garante que terminais da zona Sul funcionarão até 10 de março

Imprimir

O diretor de Transportes da Superintendência de Transportes e Trânsito de Teresina, Francisco Nogueira, garantiu em entrevista ao Jornal do Piauí desta terça-feira (27) que os terminais de trânsito da zona Sul de Teresina vão começar entrar em funcionamento até o dia 10 de março. 

Francisco Nogueira afirmou que as obras dos terminais da região Sul estão na reta final e que depois que eles começarem a operar, o sistema integrado com as outras regiões vai poder ser iniciado para trabalhar em conjunto durante todos os dias da semana. 

“Estamos nos preparativos para a entrada e funcionamento definitiva do terminal da região Sul com a colocação do terminal do Parque Piauí, com o do Bela Vista que já está em operação. Com isso nós concluímos a questão dos terminais da zona sul que era o que precisava para que começássemos com o sistema integrado

De acordo com o diretor, estão prontos até agora, na zona Sul, os terminais dos corredores das Avenidas Barão de Gurgueia e Miguel Rosa e que o da Avenida Henry Wall de Carvalho está em fase final de obras. 

“No dia 10 de março, provavelmente, haverá a entrada definitiva do sistema, com funcionamento de segunda a segunda. Vai funcionar já nos sábados, domingos e feriados”, garantiu. 

Ele afirmou que os terminais da zona sudeste já estão praticamente prontos para entrarem em funcionamento, que falta apenas a conclusão do terminal da Avenida Joao XXIII.

Na zona Norte, Francisco Nogueira afirmou que o da Avenida Rui Barbosa e dos bairros Nova Brasília e Buenos Aires estão concluídos e que está faltando a conclusão do terminal da Avenida Duque de Caixas. Segundo ele, estará pronto até o final do ano.

Sobre as reclamações de usuários no sistema na zona Norte, que afirmam que os ônibus demoram mais de uma hora para passar Francisco Nogueira disse que o edital prevê uma quantidade de transporte público baseado na quantidade de passageiros pela região e que não há diferenciação em relação a quantidade de ônibus de uma região para outra. De acordo com ele, o edital está sendo seguido a risca.

“O que acontece é a cidade tem uma geografia peculiar e foram construídos muitos bairros distantes do centro urbano, de onde fica maior parte da população. Há uma necessidade de fazer uma maior escala de serviço que atenda a toda essa demanda, como no Jacinta Andrade, Eduardo Costa e Orgulho do Piauí, que são quase fronteira com a região de Demerval Lobão. Então fica ruim para se deslocar para lá e voltar”, argumentou. 

Mas ainda de acordo com o diretor, a Strans está monitorando e fazendo ajustes em todos os horários ods ônibus em cada localidade.

Mais de 400 ônibus em direção ao centro

Francisco Nogueira informou que por dia, chega a 452 o número de ônibus saindo do bairros e indo em direção ao centro da capital. “São muitos ônibus ao mesmo tempo chegando ao centro no mesmo horário, dependendo do horário, claro. A gente tem o levantamento que acontece que 452 ônibus transitarem em direção ao centro de uma só vez”.


Lyza Freitas
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais