Cidadeverde.com

Dieta lowcarb pode causar perda de energia e danos ao organismo

Imprimir

Início de ano geralmente é a época em que mais se procura pela dieta ideal para voltar ao peso, se livrar dos quilinhos a mais das festas em família e do carnaval. A dieta lowcarb - restrição forte ao consumo de carboidratos - é uma das mais procuradas nos dias de hoje. Se você digita "dieta lowcarb" nos sites de busca, encontrará diversos anúncios e opções de cardápios. Mas todo cuidado é pouco. A nutricionista, Alessanda Gayoso Fontenelle, alerta para os riscos de se adotar uma dieta restritiva. Segundo a profissional, nem todo mundo pode adotar uma medida drástica como cortar o carboidrato no dia a dia. "Essa dieta dever ser acompanhada por um nutricionista, pois essa restrição de carboidrato pode não ser o melhor caminho para emagrecer, além disso os carboidratos são fontes de energia, e é fundamental ter uma dieta equilibrada", destaca.

Os carboidratos são fontes de glicose no organismo. Quando é consumido de forma exagerada, o nível de glicose aumenta e ela passa a ser reservada em forma de gordura, sendo eliminada antes de se acumular em forma de banha, caso seja consumida pelo organismo antes da próxima refeição. Para que o organismo consiga fazer essa queima rápida ele precisa liberar um hormônio chamado glucagon, que retira a energia acumulada. Quando a dieta é rica em alimentos com carboidratos, o organismo registra diversos picos de insulina e, por vezes, eles estão tão altos que o glucagon nunca é devidamente liberado. Se o glucagon não for ativado, a gordura acumulada não será queimada. Isso significa que não haverá perda de peso.

Por isso, a nutricionista recomenda que essa dieta só seja feita por praticantes de atividades físicas. "Ela normalmente é recomendada para os que têm boa saúde e são praticantes de atividade física. Sem orientação pode causar danos à saúde, seja pelo excesso de proteínas ou pela falta de energia. Procurar sempre um profissional para adaptar a dieta ao organismo é o primeiro passo para ter sucesso na dieta", afirma.

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais