Cidadeverde.com

Quem vive em lugares barulhentos demais tem risco maior de doenças do coração

Imprimir

Quem vive em grandes cidades, mesmo em bairros distantes da região central, convive diariamente com a poluição sonora em diferentes níveis. Em algumas áreas, dormir pode, inclusive, ser uma tarefa bastante difícil.

E se você mora em áreas próximas a aeroportos, grandes avenidas movimentadas ou mesmo trilhos de trem, saiba que pode ter maiores prejuízos: um recente estudo pela Universidade Johannes Gutenberg, na Alemanha, mostrou que viver em lugares barulhentos aumenta o risco de doenças do coração.

De acordo com a pesquisa, feita com base em trabalhos científicos anteriores, existe uma relação direta entre poluição sonora e riscos cardíacos. Isso porque o alto ruído constante aumenta a produção de hormônios como cortisol e adrenalina, associados a estresse e ansiedade.

Esses hormônios, segundo os estudiosos, fazem o coração bombear mais rapidamente e aumentam a pressão arterial. Ao longo do tempo, resulta em aumento de tensão nos vasos sanguíneos e no coração, levando a maiores chances de inflamações, danos das células e, consequentemente, ataques cardíacos.

Os pesquisadores ainda descobriram que pessoas menos estressadas apresentam níveis mais baixos de colesterol, melhor resposta imune e taxas mais elevadas de antioxidantes no sangue. Os dados do levantamento foram publicados pelo Journal of the American College of Cardiology.


Fonte: Vix

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais