Cidadeverde.com

Limpar a casa pode fazer tão mal quanto fumar 20 cigarros por dia, alertam cientistas

Imprimir

Os cigarros não são os únicos vilões do sistema respiratório. De acordo com uma nova pesquisa feita na Noruega, aspirar as pequenas partículas que se desprendem dos produtos de limpeza no momento da faxina estão relacionados com a perda das funções do pulmão - algo que acontece com os fumantes.

Produtos de limpeza fazem mal ao pulmão
De acordo com os pesquisadores, membros do núcleo de pesquisa da Universidade de Bergen, na Noruega, os problemas no pulmão em desenvolver suas função com eficiência entram em declínio por conta da constante irritação das vias respiratórias por conta das partículas químicas que compõem os produtos de limpeza. Embora o problema de saúde esteja relacionado ao acúmulo ao longo de anos, é preciso ficar atento às consequências ainda desconhecidas. “O crescente declínio das funções do pulmão das mulheres que trabalham com faxina é comparável a fumar 20 cigarros por dia”, afirmaram os cientistas no estudo, publicado do periódico científico estadunidense Society's American Journal of Respiratory and Critical Care Medicine.

Foi possível chegar a essa conclusão após o grupo identificar que o volume de ar que uma pessoa é capaz de expirar por segundo diminuiu 3.6 ml ao ano nas mulheres que faziam faxina em casa e 3.9 ml/ano nas que trabalhavam como faxineiras. Para se chegar a esses resultados, os estudiosos acompanharam 6.235 voluntários, com cerca de 34 anos por mais de duas décadas e compararam seus resultados após anos análises clínicas. Já o total de ar que a pessoa pode exalar fazendo força diminuiu 4.3 ml/ano, nas voluntárias que faziam faxina em casa com frequência, e 7.1 ml/ano nas que faziam limpeza profissionalmente.


Fonte: Vix

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais