Cidadeverde.com

Grupo invade Viracopos e rouba milhões de dólares na pista do terminal de cargas

Imprimir


Área do Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (Foto: Vaner Santos/EPTV)

Em uma ação cinematográfica, um grupo com pelo menos cinco homens armados com fuzis invadiu a pista Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), na noite do domingo (4). Segundo a EPTV, afiliada da TV Globo, informações extraoficiais apontam que 5 milhões de dólares em espécie foram levados. O dinheiro do roubo estava sendo retirado de um avião cargueiro da Lufthansa.

Informações preliminares apuradas no local indicam que toda a ação durou seis minutos e nenhum tiro foi disparado. A Polícia Federal confirmou o roubo, mas não o valor. Ninguém foi preso até a ultima atualização desta reportagem.

A aeronave, segundo a concessionária, saiu de Guarulhos (SP) e parou em Campinas para recolher mais carga. Na sequência, o cargueiro seguiria para Dakar, no Senegal.

Roubo em Viracopos
De acordo com a Polícia Militar, a ação ocorreu por volta das 21h40. O acesso ocorreu pelo Portão 18, que fica próximo ao Jardim Planalto de Viracopos. O grupo teria derrubado o alambrado para entrar com o veículo clonado -com as mesmas características dos usados pela segurança do aeroporto.

Eles seguiram por uma estrada interna contornando a pista em direção ao terminal de cargas. Ao se depararem com uma viatura da segurança, renderam dois vigilantes. Continuaram pela estrada e conseguiram efetuar o roubo.

Os criminosos teriam colocado os funcionários da empresa alemã em uma van. O G1 entrou em contato com a empresa aérea Lufthansa, mas ainda recebeu retorno.

A empresa Brink´s, de transporte de valores, informou à EPTV que está à disposição das autoridades. A empresa reforçou que ninguém se feriu.

A Polícia Federal foi acionada e vai investigar o caso. Os delegados estão em diligências e não passaram mais informações sobre o caso.

Policiais do Departamento Estadual de Investigações Criminais (Deic) também estiveram no aeroporto ao longo da madrugada.


Como foi o roubo em Viracopos
De acordo com informações preliminares , em seis minutos 5 milhões de dólares foram levados;
Com um carro modelo Hilux clonado, igual ao usado pela segurança do aeroporto, criminosos acessaram os portões dos fundos da área de Viracopos.
Primeiro derrubaram 6 metros de alambrado e entraram na estrada que dá acesso ao portão 18. Eles percorreram uma estrada interna do aeroporto rumo ao terminal de cargas.
Se depararam com uma viatura da segurança com 2 vigias, que foram rendidos
Seguiram até o terminal de cargas e pegaram o dinheiro que seria transportado em um carro-forte
Deixaram o local pela mesma estrada
Saíram da área do aeroporto pelo portão 16 e fugiram
 

O que diz o Aeroporto
A Concessionária Aeroportos Brasil Viracopos, que administra o aeroporto, informou que colabora com as investigações, mas a investigação é de responsabilidade da Polícia Federal.

Maior do Brasil em cargas
As operações de cargas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em Campinas (SP), aumentaram 20% de 2016 para 2017, segundo dados da concessionária que administra a estrutura. O balanço da Aeroportos Brasil aponta que, durante todo o ano passado, o fluxo no terminal foi de 198,8 mil toneladas movimentadas, enquanto o índice em 2016 chegou a 164,4 mil toneladas. O número envolve a soma de exportações, importações e encomendas expressas.

 

Fonte: G1

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais