Cidadeverde.com

Estudo afirma que música animada faz você se exercitar mais na academia

Imprimir

Ouvir músicas agitadas pode ajudar você a malhar por mais tempo e com mais intensidade na academia, dizem pesquisadores. O estudo descobriu que aqueles que escutavam músicas energéticas podiam manter a atividade física por cerca de 10% mais tempo do que aqueles que malham em silêncio.

Os pesquisadores disseram, inclusive, que os médicos deveriam considerar a prescrição de música em situações que fosse necessário encorajar os pacientes a fazerem mais exercícios. A pesquisa feita pela Texas Tech University Health Sciences, nos Estados Unidos, atribuiu aleatoriamente a 127 participantes algumas músicas ou o silêncio durante um teste de aptidão física.

Os voluntários foram convidados a continuar malhando durante o tempo que aguentassem, enquanto a velocidade e a inclinação da esteira aumentava. Assim, os pesquisadores descobriram que aqueles que ouviram música conseguiram continuar por quase 8 minutos e meio, quase um minuto a mais do que aqueles que estavam em silêncio.

O grupo que ouvia música também achou que gastou mais energia durante a sessão. Para Waseem Shami, principal pesquisador do estudo, a música ajudaria a manter os participantes motivados, por causa de seu impacto no humor. "Pelo menos em pequena escala, este estudo fornece algumas evidências de que a música pode ajudar a servir como uma ferramenta extra para ajudar a motivar alguém a se exercitar mais, o que é crítico para a saúde do coração", afirma.

"Nossas descobertas reforçam a ideia de que a música alegre tem um efeito sinérgico em termos de fazer você querer se exercitar mais e manter uma rotina diária de exercícios", completa ele. O estudo, apresentado na 67ª Sessão Científica Anual do American College of Cardiology, envolveu participantes com uma média de idade de 53 anos.


Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais