Cidadeverde.com

APL inaugura Museu e concede medalha a 16 personalidades

Imprimir

A Academia Piauiense de Letras reúne, neste sábado (10), às 10h, intelectuais e personalidades para a inauguração do Museu da Cultura Literária Piauiense e para a entrega da honraria Medalha do Centenário a 16 personalidades que, de forma direta ou indireta, contribuíram para o engrandecimento da literatura local. Entre os homenageados está o governador Wellington Dias.

O museu, instalado na sede da academia, apresenta quadros, fotografias, obras literárias antigas, além de objetos pessoais pertencentes a imortais que foram membros da entidade. "O espaço tem uma representação emblemática, já que estamos em festa pelos 100 anos da academia. O museu retrata um pouco dessa história da nossa APL, desde os fundadores, retratando momentos fundamentais para a construção desse centenário", afirma Nelson Nery Costa, presidente da instituição.

Durante o evento, haverá também a entrega da Medalha do Centenário, honraria concedida pela academia a personalidades, intelectuais e profissionais que têm uma história com a instituição, contribuindo para a difusão e valorização da cultura literária piauiense. Mais de 40 pessoas foram agraciadas com a medalha no dia 24 de janeiro, data em que se comemorou a instalação da academia. Deverão receber a medalha neste sábado 16 pessoas. 

Além das homenagens, também haverá o lançamento de duas obras escritas por dois dos maiores intelectuais da atualidade: Assis Brasil (O Prestígio do Diabo) e Manoel Paulo Nunes (Modernismo & Vanguarda). "As duas obras integram a Coleção Centenário, um esforço editorial de proporções nacionais, qua já conta com mais de 100 obras lançadas. Essa coleção foi pensada para ser uma referência e para fazer um resgate das principais obras literárias já lançadas em toda a história do Piauí. Por isso, tem demandado uma imensa capacidade de pesquisa e esforço editorial, um projeto executado pelos próprios membros da academia, com o apoio e incentivo do Siec, da Edufpi e Prefeitura de Teresina, que tem sido nossos parceiros", ressalta.

Confira a lista dos agraciados com a medalha

1 - José Wellington Barroso de Araújo Dias -  governador
2 - Fábio Nuñes Novo - secretário de Cultura
3 - Francisco Antonio Paes Landim - desembargador
4 - Fides Angélica de Castro Veloso Mendes Ommati - desembargadora
5 - Francisco de Assis Almeida Brasil - escritor
6 - Heitor Castelo Branco Filho - escritor
7 - Hetáclito Fortes - deputado federal
8 - Jesus Elias Tajra - empresário
9 - João Kennedy - diretor de arte
10 - Instituto Dom Barreto - Professora Maria Stela Rangel da Silva
11 - Jorge Batista Filho - empresário
12 - Luiz Gonzaga Brandão de Carvalho - desembargador
13 - Merlong Solano Nogueira - secretário de Governo
14 - Nelito Marques - colunista social
15 - Rivanildo Feitosa - colunista social
16 - Segisnando Alencar - empresário


[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais