Cidadeverde.com

Teresina terá 20 novos Centros Municipais de Ensino Infantil até agosto

Imprimir

Foto: Rômulo Piauilino

A Prefeitura de Teresina está finalizando a construção de 20 novos Centros Municipais de Educação Infantil - CMEIs, escolas que recebem crianças na idade de pré-escola. Segundo o prefeito Firmino Filho, essa estruturação permitirá que Teresina alcance, em breve, a universalização do ensino entre crianças de três anos de idade.

"Na década de 90 colocamos toda criança de 6 a 14 anos na escola, há três anos colocamos todas as crianças de 4 e 5 anos na pré-escola e agora estamos avançando na massificação do ensino infantil para garantir uma vaga no CMEI para toda a criançada de 3 anos. Queremos descer nessa escala etária para garantirmos uma vaga para todas as crianças de até 1 ano de idade. Esse é o nosso desafio agora. O professor Kleber Montezuma [secretário municipal de Educação] nos dá a notícia de que na faixa de 3 anos já temos 7.500 vagas à disposição e temos mais de 20 novas CMEIs para serem entregues esse ano. Aí vamos chegar muito próximo dessa universalização já aos 3 anos de idade", destaca Firmino.

A construção de novas escolas é fundamental para as condições de executar o planejamento feito para a educação pública na cidade. Os CMEIs, com estrutura moderna, salas de aula climatizada, brinquedotecas e todo o mobiliário necessário para estimular o aprendizado entre os pequenos fazem parte desse planejamento. Os primeiros frutos já começam a aparecer. Teresina é a terceira entre as capitais brasileiras mais bem colocada no Ideb, avaliação do Ministério da Educação que mede o desempenho dos alunos.

A expansão da rede e ações de valorização dos professores são prioridade. De forma ágil, esse ano a Prefeitura conseguiu a aprovação do reajuste dos salários do magistério na Câmara Municipal e operou o pagamento em folha suplementar para que todos os professores pudessem receber o reajuste compatível com o piso nacional da categoria.

"A Prefeitura tem que ter na educação uma verdadeira obsessão. Educação não apenas transforma uma família, ela transforma uma cidade, um povo, um país. Nós sabemos quanta injustiça existe e quanta desigualdade existe. Mas todos sabemos que a educação tem papel primordial na redução dessas desigualdades. Para construir uma educação que transforma nós temos que ter uma política educacional competente, que tenha planejamento, que tenha boa gestão, organização, que aprenda com seus erros e com seus acertos, que tenha autonomia nas escolas, professores e professoras brilhando, ensinando a meninada, porque a verdadeira magia da educação funciona é dentro da sala de aula. É essa educação de qualidade que lutamos para construir na cidade de Teresina", finaliza.


Da redaçaõ
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais