Cidadeverde.com

Firmino Filho fala em revolução no sistema de transporte e pede paciência

Imprimir
  • onibus10.jpg Wilson Filho
  • onibus9.jpg Wilson Filho
  • onibus8.jpg Wilson Filho
  • onibus7.jpg Wilson Filho
  • onibus6.jpg Wilson Filho
  • onibus5.jpg Wilson Filho
  • onibus4.jpg Wilson Filho
  • onibus3.jpg Wilson Filho
  • onibus2.jpg Wilson Filho
  • onibus1.jpg Wilson Filho

A estação de ônibus do bairro Parque Piauí, na Zona Sul de Teresina, será inaugurada na noite desta sexta-feira (16), com a presença do ministro das Cidades, Alexandre Baldy. Antes do evento, o prefeito Firmino Filho (PSDB) visitou a estação e falou sobre o início de uma nova era no sistema de transporte coletivo da capital. Ele também pediu paciência e atenção dos usuários para as mudanças que começam a funcionar neste sábado (17).

“É um dia histórico de formatação do sistema de transporte coletivo. Preparamos a cidade para o futuro. Para que as novas gerações tenham o direito à mobilidade urbana. Começamos pela zona Sul e parte da Sudeste. Até o final do ano vamos ter a inclusão do restante da cidade com a zona Norte e Leste. No primeiro momento ficamos nas linhas troncais. Em um segundo momento, vamos expandir as linhas alimentadores. Teresina passa por uma transformação que as próximas gerações irão agradecer”, destacou.

De acordo com o prefeito, os usuários que irão passar pela estação da zona Sul serão  atendidos por 40 ônibus novos. "Estamos instalando o novo Sistema Inthegra e temos que enfrentar a crise da mobilidade urbana. O sistema de transporte coletivo está falido em Teresina. É um novo modelo com várias modificações. As linhas vão ser transformadas, com a inauguração dos corredores e terminais. São 40 novos ônibus troncais com ar condicionado. Temos aqui a presença de 30 ônibus que vão servir tanto para a região Sul quanto a Sudeste. 
É uma resposta do melhor à crise de mobilidade urbana. É  fundamental para um futuro de melhor qualidade de vida", afirmou. 

Sobre as críticas ao novo sistema, Firmino diz que é fundamental que a população tenha paciência para os ajustes. "É um modelo novo e como toda novidade provoca desajustes e incômodos. Estamos fazendo tudo isso para criar algo bom e é fundamental para nossa cidade", disse.

O superintendente da Strans, Carlos Daniel, disse que a prioridade é tornar a viagem mais rápida e melhorar a qualidade dos  ônibus. “Temos uma frota de 440 ônibus circulando na cidade. É impossível que não se quebre equipamentos. Temos que ter um equipamento bom, bem qualificado e bem conservado. Estamos sempre tentando melhorar e renovar. Queremos melhor a idade média da frota que é abaixo de cinco anos. A menor  do Brasil. Nosso desejo é que todos os ônibus com ar condicionado circulem em Teresina. Já temos mais de 100 ônibus com ar-condicionado. Estamos no caminho certo", declarou

De acordo com o prefeito,  a forma de se fazer o transporte coletivo em Teresina está  falido. "O modelo que tínhamos se mostrou ineficiente. Era um modelo falido, com custo alto, péssima qualidade e lentidão muito grande. Vai ficar mais fácil sair do Centro. A maioria da população usa ônibus e temos que priorizar isso. É uma questão de inclusão de justiça social", disse. 

 

 

Lídia Brito
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais