Cidadeverde.com

Firmino avalia 1º dia de Inthegra e diz que se houver erro, haverá correção

Imprimir


Foto: Ascom PMT

Neste sábado (17) começou a operar em parte de Teresina o novo modelo de transporte público, o Inthegra, e o prefeito Firmino Filho (PSDB) fez uma avaliação positiva do primeiro dia funcionamento do sistema. Firmino admitiu que inovações sempre trazem perplexidades paras as pessoas.

O prefeito disse ao Cidadeverde.com que o novo modelo é o que há de melhor em sistemas de transporte público e que se houverem erros, serão feitas as correções. Entraram em funcionamento hoje os terminais do Parque Piauí, Bela Vista, os corredores de ônibus da zona Sul, além do Terminal do Itararé, na zona sudeste. 

“Faço uma avaliação positiva. Nesse primeiro dia podemos constatar muitas perguntas e dúvidas a cerca da lógica do novo funcionamento do sistema. Ao mesmo tempo, a população ficava registrando também a qualidade e a beleza das intervenções feitas. Acredito que existe uma mudança de hábito e obviamente isso provoca algum tipo de reação, de perplexidade. A gente tem a consciência de que, como toda inovação, vai provocar erros, reações e diante de tudo isso a gente tem que ter a maturidade de reconhecer, de fazer as correções e ter também a visão de dizer que esse sistema é necessário para que a cidade possa mover melhor", ressatou. 

A qualidade e a necessidade do novo modelo de mobilidade urbana foram destacadas pelo gestor. “Estamos colocando na cidade de Teresina aquilo que de melhor há, problemas vamos ter milhares, dezenas, agora a gente não pode e deixar de fazer a cidade funcionar melhor , fazer com que as pessoas que andam de ônibus, que é a grande massa da população, especialmente daqueles que mais precisam, possa andar melhor pela cidade e esses interesses têm que ser melhor preservados”, defendeu Firmino.

“Ao mesmo tempo a gente tem esperança e todos querem que o sistema que ele seja melhor, que consiga dar um salto qualitativo, portanto, nós todos estamos juntos nessa proposta de acabar com o sistema falido que tínhamos e construir um novo momento na mobilidade da nossa cidade. A população esta muito esperançosa de que isso de fato venha a acontecer e nós estamos juntos trabalhando para que isso seja atingido”, ressaltou Firmino.


Referência de transporte no mundo

Firmino informou que o sistema BRT (Bus Rapid Transit), que está sendo implantado na capital, foi criado no Brasil e que hoje é implantado em 162 cidades ao redor do mundo. De acordo com Firmino, está sendo dado o pontapé inicial em Teresina da implnatação do melhor modelo de transporte público utilizado hoje no mundo.

“Foi uma sistema que nasceu no Brasil, mas não está rodando apenas no Brasil, em Curitiba, e se espalhou em todo o mundo. Hoje é adotado em 162 cidades pelo mundo a fora, como na Africa, Ásia Europa Estado Unidos, em capitais latino americanas. É o pontapé inicial no novo modelo que visa superar o anterior que está falido, superado, exaurido com sua péssima qualidade de serviço, com seus custos crescente e lentidão. É uma nova página da mobilidade que chega, para promover igualdade, equidade e inclusão social, para que as pessoas que não tem carro também tenham o direito de transitar pela cidade com a mesma qualidade dos que não têm”, garantiu.

Firmino informou também que mais de 300 mil pessoas utilizam o transporte público em Teresina. 

 

Lyza Freitas e Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais