Cidadeverde.com

Mais de 8 mil famílias liquidam dívidas com crédito fundiário no Piauí

Imprimir

O governo do Estado entrega nesta segunda-feira (19), certificados de quitação de imóveis rurais a 8.175 famílias de 19 mil assentadas no Piauí. Elas conseguiram liquidar suas dívidas junto ao crédito fundiário. O investimento total  para aquisição das terras foi de mais de  R$ 23 milhões em  111 municípios.

"Elas conseguiram liquidar a sua dívida com o crédito fundiário junto ao governo federal e fundo de terras. Isso é uma grande conquista para a agricultira familiar. É uma demonstração de que a reforma agrária é viável para a agricultura familiar", comemora o secretário de desenvolvimento rural, Francisco Limma.

A solenidade de entrega dos certificados vai acontecer às 10h, no Centro de Convenções Atlantic City, em Teresina. Na ocasião, também será assinada a autorização para liberação de recursos para  Planos de Investimento Produtivo do Programa de Geração de Emprego e Renda no Meio Rural (Progere II). Um investimento de mais de R$ 1 milhão e que irá beneficiar 136 famílias.

Segundo o coordenador do programa no Piauí, Antônio Reis, a expectativa é reunir aproximadamente 1.000 pessoas em Teresina. Os agricultores conseguiram adquirir as terras por meio de financiamento do Fundo de Terras, com pagamento num período que variou de 10 a 15 anos.

As famílias receberam recursos para investir em projetos produtivos, construção de casas, abastecimento de água, energia elétrica, capacitação  e  Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater).

As principais atividades desenvolvidas com apoio desses recursos são a cajucultura e produção de mel, além da criação de ovinos e caprinos e galinha caipira.

Hérlon Moraes (Com informações da Ccom)
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: agricultura