Cidadeverde.com

Ampliação da vacina contra febre amarela em Teresina só em 2019

Imprimir

O Ministério da Saúde anunciou nesta terça-feira (20) que a vacina da febre amarela passa a ser recomendada para todo o Brasil. A medida foi tomada após o segundo ano de alta no número de casos da doença e com a maior proximidade do vírus nas zonas urbanas. A ampliação irá ocorrer de forma gradual até abril de 2019, de acordo com cronograma previsto pelo governo. Em Teresina a ampliação acontecerá a partir de janeiro de 2019. 

“Atualmente vamos continuar seguindo os protocolos já previstos. Ou seja, estamos vacinando todas as crianças aos nove meses de idade contra a febre amarela. Além de pessoas que irão viajar para áreas onde está ocorrendo casos. Alertamos que as pessoas portadoras de doença crônica só podem vacinar contra febre amarela com declaração do médico, informando que o paciente pode tomar a vacina de febre amarela de vírus vivo atenuado. Se não tiver essas palavras vírus vivo atenuado nós não iremos vacinar, pois corre grande risco dessas pessoas poderem desenvolver a própria febre amarela ou mesmo outras doenças neurológicas”, informa Amariles Borba, diretora de Vigilância em Saúde da FMS. 

A febre amarela é uma doença infecciosa aguda, de curta duração (no máximo 10 dias), gravidade variável, causada pelo vírus da febre amarela, que ocorre na América do Sul e na África. 

Os sintomas são: febre, dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo, icterícia (a pele e os olhos ficam amarelos) e hemorragias (de gengivas, nariz, estômago, intestino e urina). A febre amarela é transmitida pela picada dos mosquitos transmissores infectados. A transmissão de pessoa para pessoa não existe.


Da redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais