Cidadeverde.com

Em coletiva, deputados da base saem em defesa do governo

Imprimir

O líder do governo na Assembleia, deputado João de Deus, reuniu a imprensa para defender  o governo das acusações de desvio no uso do recurso de empréstimo da Caixa Econômica Federal. A coletiva foi acertada durante reunião entre a base aliada e o governador na noite de ontem (20).

Acompanhado dos deputados João Madison, Flora Izabel e Evaldo Gomes, a base buscou passar a imagem de confiança na defesa apresentada pelos técnicos da Secretaria de Fazenda. Na reunião de ontem, eles foram orientados pelo secretário Rafael Fonteles e técnicos para a apresentação aos jornalistas.

A base era criticada por não defender o governo das acusações da oposição. Os deputados afirmavam não terem o conhecimento necessário para se manifestarem.

Na coletiva, a estratégia do governo foi mostrar que o repasse de recursos de empréstimo para a Conta Única do governo sempre existiu. Ele questionou porque só  agora o Tribunal de Contas estaria questionando.

"Não é a primeira operação de crédito que ocorre no Piauí. Como todas as demais foram feitas igualmente a essa, estamos requerendo através de uma solicitação nossa, por requerimento, que o TCE nos informe sobre isso", declarou João de Deus.

"Essas operações de reduto foram realizadas nos anos de 2009 e 2010. Queremos saber do TCE  se houve a migração de dinheiro da Conta Específica para a Conta Única. Se houve pagamento antecipado com a com recurso do Tesouro e depois a reversão dos valores com o dinheiro sendo repassado para o Estado. Como está sendo questionado agora. E também perguntamos se essas contas foram aprovadas pelo TCE. Com essas respostas retornaremos qualquer dúvida sobre a operação de credito", disse João de Deus.

"Um técnico da Caixa Econômica Federal veio pessoalmente e verificou que as essa operação foi feita de acordo com o que se fazia antes. Ele orientou que fosse anexada uma nota técnica com essa informação de que estava tudo certo. Querros retirar as dúvidas", explicou o líder do Governo.

"Queremos mostrar que essas operações já ocorreram nas administrações passadas. Se elas foram aprovadas pelo TCE, obviamente não tem nada de errado. Isso é praticado por todos", afirmou.

O governador Wellington Dias também se manifestou sobre a polêmica. Ele afirmou que uma equipe da Caixa deu orientações para a prestação de contas. 

"Veio uma equipe de Brasília para ter uma sintonia com o modelo novo implantado na prestação de contas. Temos a tranquilidade de que fazemos nossa parte com as obras ocorrendo", declarou.

Wellington voltou a criticar a oposição. "Está em jogo uma disputa política lamentavelmente e vamos vencer se Deus quiser", pontuou.

 

Flash Lídia Brito
[email protected] 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais