Cidadeverde.com

Desvende 4 mitos do Whatsapp sobre a vacina contra febre amarela

Imprimir

Mito 1: a vacina contra febre amarela pode matar
"A estimativa é que ela provoque sintomas leves (como mal-estar e dor local) em uma pessoa a cada 400 mil aplicações", explica o infectologista Celso Granato, especialista do Fleury e doutor em infectologia pela Universidade de São Paulo.

Mas por que as pessoas acreditam que tanto que ela pode ser mortal? Talvez isso esteja relacionado aos casos em que a vacina é contraindicada.

No caso, as contraindicações são:

- Pessoas acima de 60 anos
- Menores de 9 meses (na vacina integral) e com menos de dois anos de idade (na vacina fracionada)
- Gestantes
- Indivíduos que fazem uso de medicações imunossupressoras
- Pessoas que possuem doenças imunossupressora
- Alérgicos a ovo.

Isso é um pequeno percentual da população, por isso não é preciso ter medo. Vale lembrar que o risco de não se vacinar é sempre maior: "não existem procedimentos isentos de risco, no entanto, se considerarmos que a febre amarela pode chegar à letalidade em 50% dos casos", pondera o infectologista Claudio Gonsalez, especialista do Hospital Santa Paula.

 

Mito 2: se a vacina contra a febre amarela fosse boa mesmo, tomaríamos mesmo sem um surto
É importante entender que a vacina contra febre amarela não fazia parte do calendário de vacinação das regiões Sul e Sudeste do Brasil, mas no Norte do país ela costuma ser muito usada, por uma questão de tipo de risco. "Simplesmente em algumas regiões do país nunca houve ocorrência de febre amarela de forma relevante e que justificasse a vacinação sistêmica", justifica Granato. Tanto que o Ministério da Saúde vai aproveitar o final do verão, em que o número de casos de febre amarela cai, para entender se a vacinação não deve se tornar obrigatória nesses locais também.


Mito 3: a vacina contra febre amarela não foi testada o suficiente
É importante pensar que a vacina contra febre amarela já é usada há mais de 70 anos e já foi aplicada em cerca de 400 milhões de pessoas no mundo todo. "A vacina dada nos países considerados desenvolvidos é exatamente igual à aplicada no Brasil", explica o especialista Celso Granato.


Mito 4: a vacina fracionada é mais fraca
Por mais que a dose que está sendo distribuída em São Paulo, Rio de Janeiro, Bahia e outras regiões é fracionada, muitos acham que sua eficácia será menor. "Há vários estudos científicos que mostram que a vacina fracionada é tão boa quanto a vacina completa. Apenas não se tem certeza de qual seria a durabilidade dela. Sabe-se que ela é eficiente por pelo menos oito anos, mas pode ser que esse tempo seja ainda maior", contextualiza Granato.

 

Benefícios de tomar a vacina contra febre amarela
Além de estar se protegendo da febre amarela, que tem um potencial letal muito maior do que outras arboviroses, tomar a vacina contra febre amarela estando em local de risco protege outras pessoas. "Nesse momento as Secretarias de Saúde estão tentando formar um cinturão de pessoas imunizadas em torno de zonas de risco, para que a doença não progrida e se transponha para áreas urbanas", descreve Gonsalez.

 

FONTE: MINHA VIDA

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais