Cidadeverde.com

Vaga de vice: Firmino e Ciro terão encontro com Wellington Dias

Imprimir

O partido Progressistas não desistiu de brigar para se manter na vaga de vice na chapa de reeleição do governador Wellington Dias (PT). Na disputa com o MDB, a legenda presidida pelo senador Ciro Nogueira pode ter o reforço do prefeito Firmino Filho (PSDB). 

Aliados próximos ao prefeito revelam que ele deve participar de encontro entre Ciro e Wellington na próxima semana. A pauta principal será a vaga de vice. Hoje o partido ocupa o cargo com a vice-governadora Margarete Coelho, mas há quem aposte que a primeira-dama Lucy Soares seja indicada para a vaga. Esse seria o motivo da presença do tucano na reunião. 

A expectativa dos progressistas é que da reunião possa sair um acordo e o partido continue na vaga. Apesar de Firmino negar, aliados afirmam que Ciro não descarta a possibilidade do tucano se filiar ao Progressista. Isso evitaria um mal-estar para Firmino. Ele teria a esposa no palanque de Wellington enquanto estaria no palanque da oposição.

Essa filiação faria parte da estratégia do partido de se fortalecer no Piauí. Firmino seria uma aposta de Ciro para a eleição de 2022. O Progressista já avisou que terá candidato próprio para o governo do Estado, por isso, a legenda não desiste de continuar com a vice. Os aliados acreditam que em 2020, Wellington irá renunciar para ser candidato ao Senado. O vice consequentemente irá assumir o governo. 

O prefeito Firmino Filho evita falar sobre o assunto. Ele diz que só fala depois da Semana Santa. “Eu estou de jejum. Fiz promessa e não posso falar sobre política”, disse. 

O presidente do Progressistas, Ciro Nogueira, desconversa quando o assunto é a possibilidade de Lucy Soares assumir a vaga de Margarete Coelho.  “Não vemos motivo para qualquer mudança”, disse. 

A possibilidade de Lucy assumir a vaga de vice teria um significado simbólico. É pública a rixa política entre Themístocles e Firmino. Os dois romperam politicamente depois que o tucano acusou o emedebista de articular contra ele no episódio da eleição da Mesa Diretora da Câmara de Teresina. 

Lídia Brito
redaçã[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais