Cidadeverde.com

Saiba como esquecer os problemas do trabalho durante o feriado prolongado

Imprimir

Acabamos nos pressionando e nos preocupando com as atividades do dia a dia mesmo quando estamos afastados delas. Isso porque nossa mente gosta de se sentir útil e nos traz lembranças, pensamentos e memórias daquilo que necessitamos fazer quando voltarmos à atividade, nos impedindo de esquecer problemas do trabalho. Às vezes acabamos levando para nossos dias de descanso situações de conflitos, problemas, bloqueios ou impedimentos que sabemos que iremos ter de enfrentar de novo na segunda-feira ou após o feriado ou retorno das férias.

Mas até quando essa “responsabilidade” é saudável? A grande verdade é que responsabilidade verdadeira não tem nenhuma ligação com autopressão, autoculpa ou preocupação. Na verdade esses três fatores diminuem nossa energia para exercemos nossa responsabilidade real e, em um momento de descanso como o final de semana, feriado ou férias, acabamos nos desgastando mentalmente em um mar de pensamento que nos tira do propósito de nos reenergizarmos e, quando voltamos às nossas atividades, não recarregamos a bateria para que possamos ter o nosso melhor desempenho. E, então, essa pressão contínua de se sentir responsável se torna uma verdadeira irresponsabilidade, pois não nos permitindo esquecer problemas do trabalho e acabamos nos sentindo esgotados ao retornar às nossas atividades, prejudicamos nossa saúde e ainda não damos atenção a outros assuntos que necessitam de nossa atenção como família, lazer, nossa casa, amigos, etc.


A inatividade é tão importante quanto a atividade. Pois é a inatividade e o descanso que permitem a atividade e o gasto de energia para construirmos o que queremos para nossa vida e para contribuirmos com as pessoas ao nosso redor. Por isso, se você realmente se sente responsável, permita-se esquecer problemas do trabalho para descansar e se desconectar de seu ambiente de trabalho quando estiver em um dia reservado para este fim, para que possa se reenergizar para o próximo ciclo de atividades.

Aproveite este momento para esquecer problemas do cotidiano e estudar algo que você gosta, ler um bom livro, passeios ao ar livre e sem muita agitação, assistir filmes que tragam autorreflexão ou uma mensagem positiva e outras atividades prazerosas. Mesmo que seu feriado seja agitado de atividade, reserve um tempo para ficar ocioso e contemplativo, apreciar a natureza, entre outras atividades que te reenergizem.

Neste link você confere super dicas de como aproveitar melhor o seu feriado, sem se preocupar com os problemas do trabalho: https://www.youtube.com/watch?v=HT5G6rN6lLw

 

Fonte: Quero Evoluir

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais