Cidadeverde.com

Mais de 80 bebês em UTI precisam da doação de leite materno

Imprimir

Fotos: Wilson Filho/Cidadeverde.com

O bebê nasce e, em seguida, começa a amamentar nos seios de sua mãe. Nem sempre esse processo de amamentação é possível e muitos recém-nascidos passam a precisar da doação de leite materno para se nutrirem. 

O aleitamento materno, segundo o Ministério da Saúde, reduz em 13% a mortalidade infantil, evita infecções respiratórias, diminui riscos de alergia, colesterol alto, diabetes, além de garantir outros benefícios para os bebês. Se por algum motivo a mãe não pode amamentar o filho, os bancos de leite das maternidades se tornam um dos principais meios para garantir a alimentação dos recém-nascidos. 

Atualmente a Maternidade Dona Evangelina Rosa tem mais de 80 bebês internados em sua Unidade de Terapia Intensiva e somente 30 doadoras efetivas de leite materno. A quantidade de doação é insuficiente e alguns recém-nascidos não estão podendo ser alimentados com leite humano. Muitos deles são prematuros ou possuem baixo peso. 

Doação salva vidas

Com a chegada do feriado da Semana Santa, a coordenação do Banco de Leite Humano da Maternidade Dona Evangelina Rosa faz um apelo para que mães doem leite. 

“É um benefício para quem doa e para quem recebe porque salva vidas. Aumenta a produção de leite das mães porque quanto mais se retira leite, mais elas produzem. Também evita desconforto ou intercorrências nas mamas, como a mama muito cheia e os mamilos com fissuras”, explica a coordenadora Vanessa Paz. 

Para que todos os bebês que estão na UTI sejam alimentados com leite materno seria preciso que a maternidade coletasse, diariamente, de seis a oito litros de leite humano. No entanto, estão sendo doados entre quatro a cinco litros, o que não é suficiente para atender a demanda. 

“Em alguns feriados prolongados a gente só coleta de um a dois litros de leite humano diariamente. Nosso estoque fica reduzido, principalmente no feriado. A doadora que doa regular muitas vezes viaja no feriado. Além dessa questão, tem as mães que retornam ao trabalho. A gente faz um apelo para que novas mães possam contribuir”, ressalta a coordenadora do Banco de Leite da Maternidade Evangelina Rosa. 

É na Evangelina Rosa que funciona o único banco de leite do Piauí. O setor segue o protocolo da Rede Brasileira de Banco de Leite Humano e o leite doado pelas mães passa por um rigoroso processo de controle de qualidade. É feita toda uma análise microbiológica e pasteurização antes do líquido ser repassado aos bebês. 

O Banco de Leite da Evangelina Rosa é um dos mais atuantes do Brasil e é credenciado nacionalmente com Padrão Ouro - qualificação máxima da Rede Brasileira de Bancos de Leite.

Como doar


A mãe doadora deve ser saudável e não usar medicamentos que impeçam a doação. Para incrementar o número de doações, a maternidade disponibiliza as centrais 0800-2802522 e 3228-2022.
 
A coordenadora Vanessa Paz esclarece que a doadora deve entrar em contato com a maternidade Dona Evangelina Rosa e, em casa, ela recebe um kit, com fracos de vidro esterilizados, touca, máscara e folder com orientações passo a passo de como ordenhar e conservar o leite. 

Depois que o leite é retirado da mama ele deve ser congelado e armazenado por até 15 dias e a maternidade se responsabiliza em coletar os frascos no domicílio da doadora. 

Maternidades são postos de coleta 

As maternidades da prefeitura de Teresina não possuem bancos de leite, mas são postos de coleta do líquido. O serviço funciona nas maternidades do Buenos Aires, maternidade Wall Ferraz (Ciamca) e Satélite.  Somente na maternidade do bairro Promorar o setor não existe.

A mulher que quiser doar se cadastra nestas maternidades, recebe o material e orientações e, regularmente, um motoboy vai até à casa da doadora recolher o leite coletado. Dos postos, o leite é encaminhado para a Maternidade Dona Evangelina Rosa, que controla a distribuição do líquido. Os postos de coletam funcionam de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h. 

São atendidos com o leite, preferencialmente, os bebês prematuros e diagnosticados com baixo peso, aqueles que têm massa abaixo de 2,5 kg. 

No início deste mês de março a maternidade do Satélite promoveu uma campanha para incentivar a doação de leite. 

“A gente faz a entrevista de rotina, o treinamento de como é que esse leite vai ser retirado e armazenado, e entregamos um kit para que ela faça a coleta em casa”, explica a diretora do hospital do Satélite, Luciana Silveira.

A Fundação Municipal de Saúde não dispõe um número específico dos bebês que precisam da doação porque a demanda altera constantemente e depende do bebê que está internado no dia e qual a sua evolução.  A única maternidade da prefeitura que possui UTI Neonatal é a Maternidade Wall Ferraz(CIAMCA).

Os procedimentos de doação são iguais nos outros postos de coleta de leite das maternidades municipais.

Izabella Pimentel
[email protected] 

  • leite_(3).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(11).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(10).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(9).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(8).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(7).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(6).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(5).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(4).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(2).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
  • leite_(1).jpg Wilson Filho/Cidadeverde.com
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais