Cidadeverde.com

Todas as escolas do Piauí se inscreveram para OBMEP 2018

Imprimir

As inscrições da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) encerram hoje com adesão total do Piauí, isso porque quase todas as escolas da rede de ensino público estadual fizeram inscrições. De 650 escolas da Seduc aptas a OBMEP, até agora, 648 já confirmaram participação. O público-alvo são alunos do 6º ano do Ensino Fundamental até último ano do Ensino Médio. Em 2017, mais de 18 milhões de alunos de participaram da olimpíada, que é um projeto nacional dirigido às escolas públicas e privadas brasileiras.

No Piauí, a OBMEP integra as ações do Pacto pela Aprendizagem, desenvolvidas pela Secretaria de Estado da Educação, com o objetivo de avançar na qualidade do ensino e aprendizagem de matemática dos alunos da rede, por meio de um acompanhamento e apoio pedagógico às escolas.

A professora Lafayette Carvalho, articuladora da OBMEP no estado, ressalta a importância das escolas participarem: "o foco principal é estimular e promover o estudo da matemática, contribuindo para a melhoria da qualidade da Educação Básica junto com as Coordenações Regionais da Olimpíada, que incentivam e informam a comunidade escolar sobre a Olimpíada, bem como apresenta oportunidades para os alunos por meio desses programas com bolsa de estudo".

A prova da primeira fase será aplicada no dia 5 de junho. A comissão organizadora divulga a lista dos classificados para a 2ª fase das provas no site www.obmep.org.br no dia 13 de agosto.

A OBMEP, criada em 2005 para estimular o estudo da matemática e identificar talentos na área, está em sua 14ª Edição e tem como objetivos principais:
- Estimular e promover o estudo da Matemática;

- Contribuir para a melhoria da qualidade da educação básica, possibilitando que um maior número de alunos brasileiros possa ter acesso a material didático de qualidade;

- Identificar jovens talentos e incentivar seu ingresso em universidades, nas áreas científicas e tecnológicas;

- Incentivar o aperfeiçoamento dos professores das escolas públicas, contribuindo para a sua valorização profissional;

- Contribuir para a integração das escolas brasileiras com as universidades públicas, os institutos de pesquisa e com as sociedades científicas;

- Promover a inclusão social por meio da difusão do conhecimento.

A Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (OBMEP) é realizada pelo Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada - IMPA, com o apoio da Sociedade Brasileira de Matemática - SBM, e promovida com recursos do Ministério da Educação e do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC).

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: escolasObmep