Cidadeverde.com

Casa da Cultura abre calendário com exposição com áudiodescrição

A Exposição Pinturas e desenhos de Cicero Manoel traz para a galeria Lucílio de Albuquerque da Casa de cultura de Teresina 100 obras entre pinturas e desenhos de épicas e fases do artista Cicero Manoel.  Em parceria com a Associação Piauiense de audiodescritores a exposição terá o serviço de áudio descrição das obras expostas propiciando o acesso de pessoas com deficiência visual à exposição na Casa da Cultura.

"Estudamos a obra do artista, o artista, o tipo de técnica que ele utiliza e reforçamos os traços usados. Nós explicamos para o deficiente a pintura e ele pode sentir com as mãos, o tamanho, a textura e com isso consegue visualizar e entender a obra dos artistas", explica o professor José Ronaldo.

Beatriz Rodrigues, que é deficiente visual, comemora a iniciativa e afirma que é gratificante sentir as obras a partir da áudiodescrição. "Faz a gente se sentir como se estivesse no mundo das pessoas enxergantes  a partir do momento que passamos a ter contato com o mundo. Nos sentimos incluídos", explica a jovem. 

"Me senti honrado pelo convite da Josy Brito da casa de cultura e do Presidente da fundação cultural monsenhor chaves pelo convite e por ser o artista que abre o calendário de exposições da casa, tendo como objetivo ocupar o espaço de exposição a cada mês com um artista visual", diz o artista.

A exposição percorre um caminho que vai de obras de 1984 até 2018. Na exposição Cicero Manoel usa várias técnicas: Acrílica sobre tela, grafite sobre papel,sanguínea, giz de cera, Nanquim, lápis colorido e técnica mista. A exposição tem como proposta democratizar a arte e chegar mais próximo do público. Fazemos o convite a todas as escolas de Teresina que levem seus alunos pra prestigiar essa exposição, pois tem importância da formação de público.

A exposição será aberta nesta quarta-feira (11) às 19h e permanece em cartaz até o dia 11 de maio.

Rayldo Pereira
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais