Cidadeverde.com

Heráclito lembra Algodões e cobra plano de manutenção de barragens do Piauí

Imprimir

O deputado Heráclito Fortes (DEM) usou a tribuna nesta quarta-feira, 11, para comentar a situação em que se encontra a população piauiense, desde o último final de semana, quando foi emitido o sinal de alerta máximo por ameaça de rompimento da barragem do Bezerro, localizada na cidade de José de Freitas, a 55 km de Teresina. Em seu pronunciamento, Heráclito ressaltou a gravidade do problema e solicitou ao presidente da Mesa que determinasse o encaminhamento do discurso e as cópias documentais anexadas para o Ministério Público e às autoridades competentes, para que providências urgentes sejam tomadas.

Entre os documentos, o deputado anexou cópia do ofício enviado há um ano pela prefeitura de José de Freitas, solicitando reparos no local. No documento, o prefeito de José de Freitas, Roger Linhares, pede ao governador Wellington Dias que seja feito o “enrocamento do paredão do açude do Bezerro com o objetivo de evitar o rompimento com o aumento da represa, haja visto o período chuvoso que se inicia”.

O parlamentar lembrou ainda que já havia alertado o governador do Estado, Wellington Dias, sobre a necessidade de um plano de manutenção das barragens do Piauí. “Esse é um tema antigo, mas, lamentavelmente, ignorado pelo governador. Ainda em 2009, logo depois que se deu o rompimento da barragem de Algodões, em maio do mesmo ano, eu, como senador, alertei para a necessidade de se criar uma comissão que investigasse a situação de todas as barragens existentes no Piauí. Repeti tal pronunciamento várias vezes e nada foi feito”, concluiu.

Heráclito também destacou  a situação, inicialmente localizada na cidade de José de Freitas, atingiuqu outras cidades devido às fortes chuvas que atingem o Piauí.  “Segundo a Defesa Civil, já são 12 municípios em estado de alerta máximo e emergência e de acordo com o diretor do órgão, Vitorino Tavares, 15 mil famílias estão em situação de risco. Além de José de Freitas, a situação mais grave está em outras cidades da região Norte: José de Freitas, Lagoa Alegre, Cabeceiras, Esperantina, Batalha, Barras, Joca Marques, Madeiro, Luzilândia, Campo Maior e Pimenteiras”, relatou Heráclito Fortes.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais