Cidadeverde.com

Rio Parnaíba continua a subir e Luzilândia eleva alerta

Imprimir

O município de Luzilândia elevou o estado de alerta em que se encontra pela possibilidade de chegada das águas liberadas da barragem de Boa Esperança na última semana. A Companhia Hidro Elétrica do São Francisco (Chesf) informou em nota que o reservatório atingiu 92% do seu volume útil no dia 11 e por conta das fortes chuvas precisou aumentar a vazão defluente da usina para 1400 metros cúbicos.

Segundo o prefeito Ronaldo Gomes (PTC), a água que começou a ser liberada da usina deve chegar à cidade nesta quinta-feira (12), mas o município já está preparado para a possibilidade de inundação. "As águas continuam subindo, mas a prefeitura está pronta para a qualquer hora do dia ou da noite estarmos disponíveis para resgatar as pessoas que dizem que só vão sair quando a água chegar até as casas", explicou.

Ronaldo esteve em Teresina para buscar da Defesa Civil ajuda com colchões, cobertores e material de higiene para as famílias que devem ser abrigadas em galpões nos próximos dias na Cidade.  "15 famílias já deixaram suas casas e foram para a casa de parentes. A prefeitura agora cuida de seis famílias que estão isoladas por conta da cheia da Lagoa do Cajueiro", completou.

A Chesf ressalta que as condições hidrológicas no Rio Parnaíba têm sido compatíveis com o período úmido de anos anteriores, observando-se um diferencial no Rio Poty, que está com vazão elevada e independe do Reservatório de Boa Esperança.

Rayldo Pereira
[email protected]

 

 

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais