Cidadeverde.com

Aprenda como cuidar da pele enquanto dorme para prevenir problemas

Imprimir

Você acha que cuida da sua pele o quanto gostaria? Se a resposta for negativa, saiba que é possível reverter esse quadro. Isso porque existem cuidados que podem ser tomados ao dormir para retardar o envelhecimento das células cutâneas, atenuar as rugas que já apareceram e tirar manchas que surgem com o tempo. Todo mundo já ouviu falar sobre o famoso sono da beleza. Mas será que ele existe? Segundo Letícia Sousa, dermatologista da Clínica Maddarena, isso é verdade. "O sono melhora nosso organismo como um todo. Então, dormir bem ajuda na pele também. Não vai rejuvenescer, tirar rugas, manchas, mas é como uma prevenção", explica. Para um adulto, o ideal é que o período dormindo dure de 6 a 8 horas por noite.

 

Preparando-se para dormir
Antes de cair no sono, a pele do rosto precisa de higiene. Tirar a maquiagem é essencial e é um passo que deve ser lembrado sempre. Para deixar o rosto livre dos cosméticos, Letícia recomenda as águas micelares. O produto contém um composto chamado micela, feito à base de cristal líquido, que é capaz de se ligar às sujeiras da nossa pele como um sabão ou detergente, e livrar os poros das impurezas. Lavar o rosto também é importante, mas a dermatologista alerta que o sabonete deve ser usado, no máximo, três vezes ao dia. Outros produtos que não podem ter uso diário são os esfoliantes, loções adstringentes e tônicos, usados de uma a três vezes na semana, dependendo do tipo de pele. Se usados em excesso, pode acontecer o efeito rebote. É como se a pele se preocupasse com a limpeza excessiva e produzisse mais óleo do que o comum para compensar.


Como dormir
Para que o sono realmente ajude a prevenir o envelhecimento da pele do rosto, é importante se atentar à posição. "Quanto mais contato seu rosto tiver com o travesseiro, mais chances de acentuar as rugas. No entanto, é importante ressaltar que o travesseiro não vai criar uma ruga diferente. Somente acentuar as que já tem", diz Letícia. Além disso, você expõe o poro à oleosidade ali depositada durante toda a noite tanto pela própria pele quanto pelos cabelos. Outro efeito percebido pelos pacientes, segundo ela, é a assimetria. Por isso, dormir com a barriga virada para cima, nesse aspecto, é a melhor opção. Para o resto do corpo, porém, há prós e contras. Dormir de lado é bom para as articulações por que conseguem relaxar de forma satisfatória, impedindo torções e dores. Porém, a coluna não fica na posição perfeita, de acordo com Cássio Trevizani, do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), em matéria que indicou os prós e contras de cada posição para dormir.


Produtos para dormir
Se deseja adicionar ingredientes ao sono de beleza, há muitos cremes para serem usados à noite, as chamadas máscaras noturnas. E se você acha que dormir com cremes no rosto aumenta a oleosidade da pele, pode estar enganado. Há cosméticos deste tipo para diversas finalidades e tipos de pele. "O brasileiro tem tendência à pele oleosa, então tem muitos produtos voltados para ela", explica Letícia, que recomenda consultar um dermatologista para descobrir exatamente qual seu tipo. Os cremes de ação noturna frequentemente têm compostos que não podem ser expostos à luz. Por isso, é essencial seguir as informações da embalagem para não obter efeitos indesejados, como manchas de sol, por exemplo. Caso busque um rejuvenescimento brusco, Letícia alerta que "os cremes não conseguem ter um efeito tão potente como tratamentos mais profundos, feitos em clínicas. Mas eles conseguem clarear manchas, tratar rugas finas, que surgem com a idade e exposição ao sol", conta a dermatologista.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais