Cidadeverde.com

Trump veta Brasil no clube dos países ricos. Ele indica Argentina

Imprimir


Donald Trump (foto: MIKE THEILER / POOL/EPA)

O governo brasileiro sofreu uma grande derrota. O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, vetou a entrada do Brasil na Organização para a Cooperação do Desenvolvimento Econômico (OCDE), clube que reúne os países ricos. O norte-americano escolheu a Argentina para se juntar ao grupo.

Trump alegou que falta “respaldo eleitoral” ao Brasil, devido às incertezas em relação às eleições e à falta de compromisso com as reformas. Na avaliação do presidente dos EUA, há respaldo de sobra no caso de Macri, que vem promovendo mudanças importantes na economia argentina.
 
A OCDE confirmou a posição de Trump. “Faltaria no Brasil consenso claro sobre as reformas, especialmente por meio de respaldo eleitoral, algo que pôde ser verificado na Argentina nas últimas eleições presidenciais e legislativas”, destacou a organização. Na América do Sul, apenas o Chile faz parte do clube dos países desenvolvidos.

Para o presidente da OCDE, Jose Angel Gurría, era importante ter o Brasil entre seus membros. Quando ele tomou conhecimento da resistência de Trump ao país, recomendou ao Palácio do Planalto que procurasse diretamente o governo dos Estados Unidos, mas não houve avanços.

Procurado, o Itamaraty diz que está se inteirando dos fatos.

 

Fonte: Blog do Vicente - Correio Braziliense 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais