Cidadeverde.com

Preço de seguro de carro para motorista de Uber sobe 24%

Imprimir

Nos últimos 12 meses, os preços de seguros de carros para motoristas de aplicativos cresceram, em média, 25%, enquanto para motoristas comuns eles subiram 5%, em média. É o que aponta um levantamento do Comparaonline, site que compara preços de seguros e outras proteções. O estudo se baseou em 2,5 mil cotações, calculadas em uma página específica para esse público no site.

Fenômeno recente no país, o número de motoristas de Uber e outros aplicativos explodiu no ano passado. Segundo dados da própria Uber, no ano passado os motoristas do app cresceram 10 vezes e somavam 50 mil no último trimestre de 2017.

Para especialistas, é natural que as seguradoras calibrem os preços das proteções dos carros para esse público em um cenário de alta expressiva da demanda, e quase quatro anos desde a chegada da Uber no país.  “Observamos que esse reajuste segue a curva de aprendizado e maior conhecimento do perfil desse motorista”, diz Paulo Marchetti, CEO do Comparaonline.
Manes Erlichman, sócio-diretor da Minuto Seguros, acredita que as seguradoras começam a ter mais informações para basear suas estatísticas. “No começo do fenômeno as seguradoras faziam um cálculo aproximado, não tinham histórico sobre esse prestador de serviço. Se os preços subiram, é porque as empresas viram que o risco é maior do que haviam estimado”.

Algumas seguradoras, no início da chegada da Uber no Brasil, precificavam os motoristas do app como um motorista convencional, diz Marchetti. “Mas ao registrarem um aumento da sinistralidade, passaram a diferenciar os custos para eles”, conta o executivo da Comparaonline.

De acordo com Erlichmann, em geral os preços de seguros para motoristas de aplicativos são de 30% a até 40% mais caros do que para motoristas convencionais. É o caso de um seguro para um Ônix Hatch Joy, que passa de 2.535,26 reais para um motorista convencional para 3.610 reais caso ele seja motorista de aplicativo, segundo simulação feita pela corretora online.

Para Erlichman, apesar de ser uma atividade similar às dos táxis, os padrões de roubo e furto de motoristas de app são diferentes, o que pode dificultar a precificação do seguro para eles. “Ninguém sai andando frequentemente com um táxi roubado por aí, a não ser talvez para roubar peças. No caso de carros utilizados para transportar usuários do Uber, é mais fácil que essa ocorrência aconteça e, principalmente, furtos, já que são carros aparentemente convencionais”.

Poucas opções

Além de estar pagando mais pela proteção, quem ganha uma renda extra com o aplicativo encontra poucas opções para negociar os valores.

Não são todas as seguradoras que aceitam motoristas de aplicativos, conta Marchetti, da Comparaonline. “Algumas não aceitam de maneira alguma. Outras fazem um tipo de boicote ao reajustar muito os preços”.

E as opções parecem estar diminuindo ainda mais. O empresário Bruno Longhin, 36 anos, tinha um seguro da Sompo como motorista da Uber há dois anos, mas, neste ano, a seguradora não renovou a proteção. “Tive de procurar outro e encontrei na Bradesco”.

Desde que passou a fazer o transporte de passageiros pelo aplicativo, Bruno anunciou à seguradora que era motorista de app e passou a pagar 400 reais a mais pela proteção. “Pago 1,4 mil reais pelo seguro de um Nissan Versa 2016”.

A Ituran, conhecida por oferecer proteções mais baratas, que une rastreador ao seguro convencional, já avisou os clientes de que não irá renovar a apólice. Procurada, a empresa informa que o produto está sendo reformulado e tem previsão de lançamento para junho.


Fonte: Exame 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais