Cidadeverde.com

Candidatos não eleitos se confundem por causa da resolução do TRE

Imprimir
A Chefe de Controladoria Interna e Auditoria do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Raquel Ferro, informou que a resolução do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) que altera o prazo para quitação das dívidas de campanha para até o dia 31 de dezembro, está causando confusão entre os candidatos, que entenderam que poderia prestar contas até essa data. Mas, segundo Raquel Ferro a declaração da prestação é até hoje (04).
 
 
Os candidatos eleitos, não eleitos e os partidos devem prestar contas nos cartórios eleitorais. Em Teresina, os políticos devem apresentar na 2ª Zona Eleitoral e os de Nazária na 97ª Zona.

Em todo o Piauí, participaram das eleições municipais e devem prestar contas até hoje, 558 candidatos a prefeito e 7.394 candidatos a vereador. Os políticos que não apresentarem até as 19 horas de hoje, serão notificados pelo Juiz da Zona a partir de amanhã (05) e terão prazo de 72 horas para apresentar os gastos de campanha.

Se mesmo assim o candidato ainda perder, o Juiz sentencia como contas não prestadas, este não recebe a certidão de quitação eleitoral e consequentemente ficará proibido de participar de eleições durante quatro anos. No caso dos eleitos, eles não serão diplomados.

A prestação de contas aconteceu em três etapas e esta é a última. Segundo dados do TSE, 80.753 candidatos já entregaram as contas no Brasil e também receberam 11.500 prestação dos partidos.


Flash de Záira Amorim (do TRE)
Redação de Caroline Oliveira
Fotos de Záira Amorim
[email protected]
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: