Cidadeverde.com

Obra dos Tabuleiros Litorâneos vai gerar 25 mil empregos

Imprimir
A segunda etapa da obra de irrigação dos Tabuleiros Litorâneos vai gerar 5 mil empregos diretos e 20 mil indiretos. O projeto tem como objetivo o aproveitamento das águas do rio Parnaíba, para produção hidroagrícola de frutas orgânicas, em áreas pré-selecionadas nos municípios de Parnaíba e Bom Princípio, está sendo ampliado para incorporar empresários e agricultores familiares.
 
Com 20 anos do início de sua construção, a obra entra agora em sua última etapa. O coordenador estadual do Departamento Nacional de Obras Contra a Secas (Dnocs) no Piauí, José Carvalho Rufino, o projeto já produz frutas orgânicas  e a meta é transformar a área em referência neste segmento do agronegócio. Os Tabuleiros Litorâneos é o único projeto público do Brasil especializado na agricultura orgânica.
 
A expectativa do governo é concluir a obra até 2010. O governador Wellington Dias destacou que a segunda etapa do projeto é de suma importância para o Piauí, uma vez que a obra permitirá a ampliação da produção e, conseqüentemente, o desenvolvimento da região.
 
A implementação da 2ª etapa do projeto visa à consolidação de um pólo de agricultura moderna, com o aproveitamento de recursos disponíveis de solo e água. O desenvolvimento hídrico com a introdução da fruticultura tropical sob irrigação, com a adoção de tecnologias modernas e implantação de novas práticas de gestão e comercialização, possibilitará aos agricultores agregar valores aos produtos, elevando de forma significativa o padrão de vida e induzindo o crescimento da região.
 
A segunda etapa do projeto contará com duas estações de bombeamento principais, três adutoras principais, rede de canais, adutoras de irrigação, rede parcelar, viária e de drenagem, além de infra-estrutura urbana e elétrica e está dividida entre pequenos produtores, com 311 lotes e área total de 2.365 ha; técnicos agrícolas, com 74 lotes e área de 1.197 ha; engenheiros agrônomos, com 19 lotes e área de 437 ha; empresários, com 26 lotes e área total de 1.586 ha; e propriedades adjacentes, com 150 ha para a Fazenda Monte Alegre e 250 ha para a Embrapa.
 
Para a expansão da área de cultivo 2008 já estão contratados pela empresa Nutrilite Amway do Brasil, mais de 50 hectares que já estão sendo implantados. Mais 55 hectares sevem ser implantados até o final do ano, sendo 15 da Agrobrasil e 40 de um grupo paraense já instalado. Para 2009 serão mais 100 ha que estão sendo contratados, totalizando 205 hectares, que vão gerar 1.025 postos de trabalho e um incremento de investimentos privados da ordem de R$ 3 milhões.
 
Da redação
Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: