Cidadeverde.com

Teresina já recolheu 190 toneladas de resíduos recicláveis

Imprimir

O hábito de cuidar do meio ambiente tem se tornado mais presente no dia a dia dos teresinenses. Segundo levantamento feito pela Prefeitura de Teresina, a população tem aumentado a prática da coleta seletiva. No primeiro trimestre de 2018, as metas foram superadas com o recolhimento de mais de 190 toneladas de resíduos recicláveis nos 15 Pontos de Entrega Voluntária (PEVs) distribuídos pela capital.

De acordo com Vicente Moreira, secretário executivo da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano e Habitação (Semduh), o recolhimento nos três primeiros meses deste ano está quase superando o praticado no primeiro semestre de 2017.

“Fechamos os primeiros seis meses do ano passado com 204 toneladas de resíduos recicláveis recolhidos nos PEVs. Estamos chegando ao fim do quarto mês de 2018 passando esse valor. Isso tudo é resultado da facilidade no acesso aos postos de coleta seletiva e de um trabalho diário de educação ambiental junto à população”, comentou Vicente Moreira.

As ações de sensibilização vão desde blitzen ambientais próximas aos PEVs e PRRs, passando por palestras e teatro infantil com tema da coleta seletiva, além de oficinas de reaproveitamento de materiais recicláveis. 

O secretário executivo reforça ainda que a prática da coleta seletiva vai além de uma alternativa para cuidar do meio ambiente. “O aterro ganha mais vida útil e ainda gera renda para as cooperativas de catadores, como a Emaús, que recebe o material coletado nos PEVs”, completa.

Coleta Seletiva

A coleta seletiva é bem prática e pode ser incluída facilmente na rotina dos teresinenses. Basta separar, em duas lixeiras, o resíduo molhado do seco. O primeiro é aquele que não pode ser reciclado, como resto de comida, papel higiênico, guardanapos e folhas. Este é recolhido pela coleta domiciliar.

O lixo seco, por sua vez, é o que pode ser reciclado, como papelão, papéis, plásticos e metais. Depois de separado, o mesmo deve ser encaminhado ao PEV mais próximo, onde um agente estará disponível para orientar e fazer a correta separação dos resíduos.

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais
Tags: lixocoleta