Cidadeverde.com

Cientistas descobriram que o mês de nascimento pode influenciar na saúde

Imprimir

Durante muito tempo a ciência não viu com bons olhos questões relacionadas ao horóscopo. No entanto, uma nova pesquisa mostra que este cenário pode mudar. Cientistas espanhóis descobriram que o mês de nascimento pode influenciar na saúde de uma pessoa.

Para a realização do estudo, eles mapearam o mês de nascimento para 27 doenças crônicas, e ficaram surpresos ao descobrir que a época em questão teve um impacto significativo em certas condições de saúde. Os homens que nasceram em setembro, por exemplo, eram quase três vezes mais propensos a sofrer com problemas de tireoide do que em comparação àqueles que nasceram em janeiro.

Da mesma forma, os bebês do sexo masculino de agosto tiveram quase o dobro de risco de asma em comparação com os que nasceram no início do ano. Da mesma forma as mulheres nascidas em julho tinham 27% mais probabilidade de serem diagnosticadas com hipertensão arterial e têm uma chance 40% maior de terem incontinência urinária.

Além disso, os cientistas também descobriram que alguns meses possuem um efeito protetor sobre a saúde significativo. De forma que os homens nascidos em junho eram 34% menos propensos a sofrerem de depressão e tinham 22% menos chance de sofrerem com dores lombares. Em contrapartida, foram registrados fortes picos de depressão em homens nascidos entre maio e dezembro.

Já as mulheres nascidas em junho apresentaram um risco 33% menor de enxaqueca e 35% menos chance de ter problemas de saúde durante a menopausa. As pessoas que nasceram em setembro pareciam ter uma menor probabilidade de serem diagnosticados com qualquer doença crônica.

 

Variação de temperatura
Os especialistas especulam que a variedade em relação aos aspectos da saúde pode ter relação com a estação do ano correspondente ao mês de nascimento. Isso porque dependendo do período, aspectos como exposição aos raios solares, vitamina D. temperatura, exposição sazonal a vírus e alergias que podem influenciar na saúde do recém-nascido.

A época do ano poderia influenciar, inclusive, o desenvolvimento do bebê no útero da mãe. Vale lembrar que o estudo em questão mostra apenas uma hipótese entre os meses do ano e as condições de saúde. Outros fatores, como alimentação, estilo de vida e fatores genéticos também precisam ser considerados antes de traçar um perfil de saúde.

 

Fonte: Minha Vida

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais