Cidadeverde.com

SemJuv abre 50 vagas do Inova Jovem para bairros da zona Norte

Imprimir

Fotos; Ascom SemJuv

O secretário nacional da Juventude, Assis Filho, lançou o programa Inova Jovem em Teresina na noite desta segunda-feira (30) e garantiu que 50 jovens de 13 bairros atendidos pelo Vila Bairro Segurança serão capacitados para montarem e administrarem seu próprio negócio. A solenidade aconteceu no Parque Lagoas do Norte, com as presenças do prefeito Firmino Filho e do secretário municipal da Juventude, Zé Filho. 

"É muito estratégico montar o programa Inova Jovem na comunidade atendida pelo Lagoas do Norte porque o projeto certamente integra o conjunto de esforços da Prefeitura de Teresina nesta localidade, buscando dar qualidade de vida para essa população que aqui mora. O Inova Jovem é um projeto que busca ser implementado em comunidades carentes, especialmente para jovens de 18 a 29 anos negros e negras. As ações afirmativas que estamos desenvolvendo começam a saldar uma dívida histórica que o Brasil tem com as pessoas negras e nós precisamos reconhecer essa dívida histórica", declarou Assis Filho. 

O programa Inova Jovem oferta curso de 30 horas em que o jovem aprende a elaborar um plano de negócios, logomarca da empresa e capacitação para tocar o empreendimento. Depois do curso, por um período de três meses, os jovens são acompanhados por consultores e poderão tirar dúvidas por telefone. Entre os principais objetivos do projeto estão promover a emancipação financeira dos jovens e suas famílias, gerar renda, reduzir a condição de vulnerabilidade, disseminar a cultura do empreendedorismo nas comunidades e contribuir para o desenvolvimento da economia local. 

O prefeito Firmino Filho destacou a importância do empreendedorismo como ferramenta de modificação de realidades na vida dos jovens da cidade. "O Inova Jovem é uma alternativa muito interessante porque possibilita ao jovem colocar em prática suas ideias. Desejamos que a primeira turma do programa seja bem sucedida, bem realizada e que essas primeiras 25 sementes possam frutificar. Nosso coração está cheio de gratidão ao Assis Filho e estamos aqui para dar todo apoio que a Semjuv precisar", afirmou o prefeito.

Através da cultura empreendedora muitos jovens de baixa renda vem conseguindo se firmar no mercado. Eles estudam o cenário econômico local e identificam que tipo de negócio, serviço ou produto pode ser explorado em sua região. A capacitação promovida pelo Inova Jovem permite ao jovem ter contato com todas as ferramentas que ele precisa para desenvolver sua ideia, fazer com que ela seja conhecida dentro de sua comunidade e para tocar o negócio. "Destinamos o programa para a região do Lagoas do Norte porque a Prefeitura quer modificar e reerguer a comunidade e recuperar a juventude, que ainda é muito carente de políticas públicas. Solicitamos que o governo federal nos auxilie mais no desenvolvimento dessas políticas", disse o secretário Zé Filho.

As matrículas para o Inova Jovem começam nesta quarta-feira (02) e seguem até o dia 04 de junho, na sede administrativa do Parque Lagoas do Norte. O início das aulas será em 11 de junho. 

[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais