Cidadeverde.com

Piauí sediará Congresso de Endocrinologia e Metabologia nesta semana

Imprimir

A Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia – Regional Piauí (SBEM Piauí) realizará nos dias 10, 11 e 12 de maio, o I Congresso Piauiense de Endocrinologia e Metabologia. O evento terá participação de vários e grandes profissionais da endocrinologia nacional e regional. O evento acontece no Gran Hotel Arrey, na zona Leste de Teresina. Inscrições aqui. 

O presidente da SBEM Piauí, o médico Flávio Melo, em entrevista ao Notícia da Manhã, nesta segunda-feira (7), comentou que o Congresso também fará prestação de serviços por meio do Simpósio de Educação em Diabetes em sua primeira versão no Piauí.
 
“Já dispomos de uma grade científica que contempla as diversas áreas da endocrinologia. Contaremos com a participação de grandes nomes da Endocrinologia Nacional, tendo como foco a abordagem diagnóstica e terapêutica atual dos principais distúrbios endocrinológicos”, chama atenção o médico. 
 
Além do I Simpósio de Educação em Diabetes, ocorrerá o I Simpósio de Endocrinologia Esportiva e também o I Simpósio das Ligas Acadêmicas de Endocrinologia e Metabologia do Piauí.
 
Teresina firma-se como um importante Polo Regional de Saúde e a Endocrinologia cresce progressivamente em número e qualidade dos seus profissionais. “No passado já sediamos eventos regionais em Endocrinologia, mas nosso congresso será a primeira edição local de atualização científica em nossa especialidade, o qual pretendemos que passe a ser bianual”, afirmou o médico.


foto: Carlienne Carpaso
 
Ele destaca ainda que na última década, Teresina recebeu um número expressivo de novos especialistas com formação em vários bons centros médicos do país, os quais já começam a povoar também as cidades do interior do estado. “Em 2016 tivemos o surgimento da primeira Residência Médica em Endocrinologia e Metabologia no Hospital Universitário da UFPI, o que muito nos alegra”, destacou Melo.
 
Os pacientes não poderiam ficar de fora. Será direcionado para população diabética o I Encontro Piauiense de Educação em Diabetes, com aulas sobre temas de grande impacto epidemiológico. Os estudantes também é outro ponto importante. Existem muitos com interesse na endocrinologia e para eles foi organizado o I Encontro de Ligas Acadêmicas em Endocrinologia e Metabologia com programação própria e de alto nível.
 
“Cientes do grave momento econômico por que passa o país, grande é o nosso desafio. Mas não temos dúvida de que com a elevada qualidade científica, o brilhantismo dos palestrantes, o empenho absolutamente abnegado de todos os colegas envolvidos na organização e, sobretudo, com a marcante participação de nossos parceiros e colaboradores, teremos um evento à altura da grandeza da medicina do nosso estado. Convidamos todos a participar. Serão dias de grande engrandecimento científico, de congraçamento entre estudantes, médicos e especialistas locais e nacionais. Grandes discussões, atualização e crescimento da endocrinologia local”, enfatizou doutor Flávio.

Palestrantes

- Doutora Denise Franco (SP) -  Diretora da Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) que falará sobre novas tecnologias em Diabetes e Educação em Diabetes

- Nutricionista Ana Hissa (CE) com o tema Alimentação em Diabetes

- Doutora Hermelinda Pedrosa (DF) – Presidente da Sociedade Brasileira de Diabetes que falará sobre Diabetes e Cuidados com pé diabético; amputações

- Doutor Fábio Trujilho (BA) – Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) que falará sobre Obesidade – Importância e o que há de novo

- Doutor Alexandre Hohl (SC) -  Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM) que falará sobre mitos em endocrinologia –  dieta do HCG, Modulação Hormonal, Bioidênticos, anabolizantes – Alerta e perigos à população

- Doutor Francisco Bandeira (PE) com o tema Vitamina D: posição atual

- Doutor Fulvio Thomazelli (SP) com o tema uso de suplementos alimentares em praticantes de esportes.

- Doutor João Roberto Maciel (SP) com o tema Doenças da Tireoide – nódulos; câncer


Da Redação
[email protected] 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais