Cidadeverde.com

Dom Jacinto faz alerta sobre fake news e garante que "a raiz é a cobiça"

Imprimir
  • visita.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_2.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_1.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_3.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_4.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_5.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_6.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_7.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_8.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_9.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_10.jpeg Gabriel Paulino
  • visita_11.jpeg Gabriel Paulino

O arcebispo de Teresina, Dom Jacinto Furtado de Brito Sobrinho, iniciou uma investida contra os fakes news (notícias falsas). Nesta segunda-feira (7), ele esteve na sede da TV Cidade Verde e fez uma celebração destacando os perigos da proliferação de mentiras para os profissionais da TV, Rádio, Revista e Site. Para Dom Jacinto, a raiz dos fakes news é a "cobiça" e disse que não "podemos ceder as mentiras". 

Em visita a TV Cidade Verde, o arcebispo ressaltou a importância dos meios de comunicação na responsabilidade da triagem das notícias falsas (as famosas “fake news”). A passagem do arcebispo pela empresa marca o início da Semana da Comunicação, realizada pela Igreja Católica, nas  comemorações do Dia Mundial das Comunicações Sociais.

Estiveram presentes na celebração, além do Arcebispo Jacinto Furtado, o diácomo Isaias Pereira e parte da equipe de comunicação da Arquidiocese e o diretor da TV Cidade Verde, Jesus Tajra Filho. 

Dom Jacinto Furtado tem na sua programação a visitação a todos os meios de comunicação de Teresina para difundir a mensagem do Papa Francisco, que anualmente é publicada no dia 24 de janeiro. Este ano, o Dia Mundial das Comunicações Sociais será comemorado no próximo domingo, dia 13 de maio, e o arcebisto ressaltou a temática deste ano, que é a importância dos meios de comunicação na prevenção da divulgação das “fake news”, as notícias falsas.

Em sua fala, o arcebispo cita a importância dos meios de comunicação, inclusive na difusão do evangelho. “Jesus dizia: Publicai o evangelho em cima dos telhados, hoje ele diria publicai na internet, na televisão, pelo rádio, pela revista, por todos os meios possíveis porque nós dispomos hoje realmente de vastos e poderosos meios de comunicação”, disse Dom Jacinto Furtado. 

Em cima desta importância, o arcebispo destaca a responsabilidade dos meios de comunicação, mediante a mensagem do Papa Francisco. “O texto quer realçar as fake news, que estão na moda nos dias de hoje porque a humanidade se deu conta que dentro dessa maravilha das comunicações está havendo interferências estranhas. A raiz dessas atitudes é a cobiça e o Papa nos tem alertado sobre isso. Estas “fake news” que estão deturpando a comunicação estão levando a humanidade, ao invés de ser beneficiada pela notícia, estão prejudicadas por estas interferências que dão uma conotação negativa para a notícia e para o convívio”, explicou. 

Os meios de comunicação, nesse contexto, têm uma grande responsabilidade de serem mais críticos na triagem das informações, para se evitar a divulgação das notícias falsas, foi o que defendeu o arcebispo. “A paz não pode se assentar sobre a mentira, ela tem que se assentar sobre a verdade. De forma que o tema é bastante atual e é uma chamada de atenção para nós sobre como podemos reagir a isso com aquilo que nós temos de grande valor que é a verdade”, acrescentou Dom Jacinto. 

Divulgação de notícias boas

Dom Jacinto ressaltou em sua fala que é importante os empresários estarem atentos aos bons exemplo. Um casal que completa 40 anos de casados e é feliz no casamento também deve virar notícias, exemplificou o arcebispo. 

“É um alerta que faço para que a gente possa pensar na grande missão de comunicar. Todos nós temos esta responsabilidade e temos também a oportunidade de sermos mais verdadeiros e comunicarmos também coisas boas. Vale a pena um olhar verdadeiro para a realidade de notícias boas”, enfatizou Dom Jacinto. 

“Precisamos realçar na mídia os bons exemplos, refletir luz, as pessoas que são como sal na terra. Descobrir as pérolas e grandezas que o ser humano tem. Injetar luzes de bondade e solidariedade porque também são verdades que libertam e salvam vidas”, disse o arcebispo, reforçando a responsabilidade dos meios de comunicação em também repassar a verdade dos fatos bons. "A verdade nos torna livres", disse, pedindo prudência aos meios de comunicação. "A prudência em fazer uma triagem na comunicação é importante para se divulgar sempre a verdade e não notícias falsas. Devemos ser mais críticos".

 

Flash Erica Paz Pereira

[email protected]

 

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais