Cidadeverde.com

Em Teresina, posto proíbe nota com carimbo "Lula Livre"

Imprimir

Foto: Hérlon Moraes

Quem pegar alguma cédula com o carimbo "Lula Livre" é bom ficar atento. Há estabelecimentos em Teresina que não estão aceitando este tipo de rasura. O motivo alegado é que os bancos não recebem cédulas rasuradas, o que não é verdade. O Cidadeverde.com flagrou um cartaz exposto em um posto de gasolina de uma rede de supermercados na zona Leste, onde avisa ao cliente da proibição.

"Informamos que não estamos recebendo cédulas rasuradas, carimbadas e com informações políticas", diz o cartaz.

De acordo com o Banco Central, no caso em questão as notas não perdem valor e podem ser trocadas ou depositadas nos bancos. "Elas têm valor somente para depósito, pagamento ou troca na rede bancária. Assim sendo, os bancos devem recebê-las do público e trocá-las por seu valor integral ou aceitá-las em pagamentos ou depósitos. Posteriormente, essas cédulas devem ser encaminhadas ao Banco Central para destruição", diz a instituição em seu site oficial.

Segundo o site Uol, apesar de as cédulas não perderem valor, os comerciantes podem se recusar a receber. Quem for pego rasurando notas pode responder por crime contra a União.

Em nota, o Extra supermercado disse que não orientou a colocação do comunicado e informou que o mesmo foi removido. Ressaltou ainda que somente notas manchadas de tinta rosa não são aceitas.

"A rede informa que não houve uma orientação da companhia para que essa comunicação fosse colocada nos postos e que foi imediatamente retirada do local. A rede esclarece, ainda, que as únicas notas rasuradas que não são aceitas são as manchadas de rosa, normalmente fruto de roubo a caixas eletrônicos", informou.

As cédula marcadas com carimbo "Lula Livre" viralizaram nas redes sociais após um vídeo na internet mostrar pessoas marcando várias notas. 

Hérlon Moraes
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais