Cidadeverde.com

Pint of Science traz palestra sobre biotecnologia nesta segunda (14)

Imprimir

"Biotecnologia: da bancada ao balcão!" Esse será o tema de uma palestra que ocorrerá durante o Pint of Science Teresina, um dos maiores encontros de divulgação científica do mundo. O festival tem início nesta segunda-feira (14), em dois bares, de forma simultânea. A ideia é tratar de assuntos curiosos e da rotina de cientistas na descontração de uma mesa de bar. O público só pagará o que consumir no estabelecimento. A palestra sobre biotecnologia será ministrada no Medalhão do Chef, pelos pesquisadores Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior, a partir das 19h.

De acordo com o pesquisador Francisco Cardoso Figueredo, o bate-papo será dinâmico e trará detalhes interessantes sobre produtos regionais que podem ser usados para a limpeza da água, por exemplo. “O Pint of Science é uma oportunidade de mostrarmos nosso trabalho de pesquisa, por meio do contato direto com o público, em geral, fora do espaço acadêmico. Apresentaremos o processo de fabricação do biodisel, além disso, uma cola de amido de babaçu antichama, ou seja, que não pega fogo. Junto a isso, explicaremos como a água poderá ser reutilizada, seja ela doméstica ou industrial, portanto, uma forma de sustentabilidade”, destaca o cientista.

Por meio do conhecimento da Química é possível realizar inúmeros produtos e, especialmente, preservar o meio ambiente.  “Vamos explicar detalhes de um produto feito com o líquido da castanha de caju que serve como impermeabilizante para concreto”, explica o cientista José Ribeiro dos Santos.
 
O Pint of Science será realizado nos dias 14, 15 e 16 de maio, simultaneamente, no Rambeer Cervejaria Artesanal e Medalhão do Chef. Segundo o coordenador local do evento, Francisco Soares, cada noite com temáticas diferenciadas, onde os participantes terão a chance de conversar informalmente com os cientistas. “O objetivo do festival é levar os mais recentes debates e descobertas científicas de forma descontraída e interativa ao público”, explica Soares.
 
O evento é uma realização do Centro Unificado de Inovação Aplicada (Cuia), em parceria com a Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Tecnológico (Sedet), por meio Superintendência de Ciência e Tecnologia.
 
Como o festival chegou ao Brasil?

O Pint of Science foi trazido para o Brasil pela jornalista Denise Casatti, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC-USP), e ocorreu pela primeira vez no país em 2015, em São Carlos. As conversas nos bares e restaurantes continuaram repercutindo e, em 2017, o número de municípios participantes subiu para 22. Nesse ano, Araraquara, Belo Horizonte, Botucatu, Blumenau, Brasília, Campinas, Curitiba, Dourados, Florianópolis, Goiânia, Natal, Piracicaba, Porto Alegre, Ribeirão Preto, Rio de Janeiro, Salvador, Santos, São Caetano do Sul, São Carlos, São Paulo, Sorocaba e Teresina fizeram brindes à ciência com um cardápio para todos os gostos

Programação Pint of Science em Teresina

Segunda-feira, 14/05, às 19h

Palestra: Educação especial: o que temos a ver com isso?
Palestrante: Nadja Carolina de Sousa Pinheiro
Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga
Tel.: 3085-5333

Palestra: Biotecnologia: da bancada ao balcão
Palestrantes: Francisco Cardoso Figueiredo e José Ribeiro dos Santos Júnior
Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima
Tel.: 3085-4334

Terça-feira, 15/05, às 19h

Palestra: Sol a pino e de vento em popa: cenários e perspectivas para energias renováveis
Palestrante: Marcos Antonio Tavares Lira
Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga
Tel.: 3085-5333

Palestra: O que a Ciência pode contribuir para melhorar seu tira-gosto de Carneiro Desossado?
Palestrantes: Ana Lys Bezerra Barradas Mineiro e Ney Rômulo de Oliveira Paula
Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima
Tel.: 3085-4334

Quarta-feira, 16/05, às 19h

Palestra: Pesquisa & Inovação: da ideia ao mercado
Palestrante:  Lívio César Cunha Nunes
Local: RamBeer – Cervejaria Artesanal - Rua Visconde da Parnaíba, 1317- Bairro Ininga
Tel.: 3085-5333

Palestra: A ciência dos plásticos eletrônicos
Palestrante:  Alexandre de Castro Maciel
Local: Medalhão do Chef - Av. N.S. de Fátima, 1782 - Bairro de Fátima
Tel.: 3085-4334

Leia também:

Pint of Science 2018 aborda educação especial

 

Da Redação
[email protected]

Você pode receber direto no seu WhatsApp as principais notícias do CidadeVerde.com
Siga nas redes sociais